Notícia
Valor dos fundos imobiliários atinge os 8.575,7 milhões de euros
O valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário atingiu, no final de Abril, 8.575,7 milhões de euros, tendo aumentado de 0,5% relativamente a Março, segundo um relatório publicado hoje pela CMVM. A ESAF, o BPN Imofundos e a Fundimo geriam 42,2%
O valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário atingiu, no final de Abril, 8.575,7 milhões de euros, tendo aumentado de 0,5% relativamente a Março, segundo um relatório publicado hoje pela CMVM. A ESAF, o BPN Imofundos e a Fundimo geriam 42,2% do património imobiliário detido pelos fundos.
No período em análise, foram constituídos três novos fundos de investimento imobiliário fechados: o Imogeris e o Imovalor, ambos geridos pela ESAF Imobiliário, e o Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundor, gerido pela Fund Box.
Também foram criados dois novos fundos especiais de investimento imobiliário fechados: o BF Invest, gerido pela Millennium BCP e o Olissipo, gerido pela SGFI.
De acordo com os dados publicados hoje pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em Abril, os bens imóveis localizados em estados da União Europeia correspondiam a 93,8% do total, totalizando o valor de 8.047,2 milhões de euros, mais 1,2% que no mês anterior.
A ESAF manteve a quota de mercado «e continuou a ser a entidade gestora de fundos de investimento imobiliário com maior valor sob gestão», seguida da BPN Imofundos e da Fundimo.
Estas três sociedades geriam 42,2% do património imobiliário detido por fundos, «o que representa uma diminuição do grau de concentração em relação ao mês anterior».
O valor administrado pelos dez maiores fundos representava, no mês em análise, 54,9% do total, diminuindo 0,5% face ao mês de Março.