Notícia
Preço do petróleo recua com aumento das reservas norte-americanas
O preço do petróleo recuou nos mercados internacionais, com os analistas a estimarem um aumento das reservas no relatório que será divulgado hoje pelo Instituto do Petróleo Americano (API).
No mercado de Nova Iorque, o barril de petróleo para entrega em Janeiro perdia 2,82% para os 30,34 dólares (34,44 euros ou 6.905 escudos).
Em Londres, o «brent» para entrega em Janeiro caía 3,02% para os 28,32 dólares (32,15 euros ou 6.445 escudos), enquanto no mercado à vista o barril negociava nos 28,78 dólares (32,67 euros ou 6.550 escudos), a desvalorizar 2,67%.
Os analistas estimam que o API deverá anunciar, no relatório de hoje, um crescimento de um milhão de barris nas reservas de petróleo norte-americanas.
No relatório divulgado a semana anterior pelo mesmo instituto indicava que as reservas de petróleo se encontravam 2,7% abaixo dos valores registados no período homólogo de 1999.
O anúncio do Iraque de que estaria para breve um acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a definição dos preços de petróleo iraquiano para o mês de Dezembro, também contribuiu para a descida dos preços do petróleo.
O Iraque, que é responsável por 3% da produção mundial de petróleo, suspendeu as suas exportações a 30 de Novembro, depois da ONU, que controla as exportações iraquianas, ter rejeitado a proposta de formação dos preços para Dezembro, por se encontrarem abaixo do preços de mercado.