Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo renova máximo histórico em Londres nos 70,29 dólares

O preço do barril de petróleo negociado no mercado londrino inverteu da tendência de queda e atingiu um novo máximo histórico nos 70,29 dólares por barril, com o mercado a reagir ao anúncio iraniano de que vai acelerar o processo de enriquecimento de urân

13 de Abril de 2006 às 18:53
  • ...

O preço do barril de petróleo negociado no mercado londrino inverteu da tendência de queda e atingiu um novo máximo histórico nos 70,29 dólares por barril, com o mercado a reagir ao anúncio iraniano de que vai acelerar o processo de enriquecimento de urânio.

O «brent» [co1] seguia a valorizar 0,54% para os 70,24 dólares, depois de ter atingido o valor mais elevado de sempre nos 70,29 dólares. Esta é a terceira sessão consecutiva em que o preço do petróleo renova o máximo histórico.

No mercado nova-iorquino, o West Texas Intermediate (WTI) valorizava 0,26% para os 68,80 dólares, depois de ontem ter chegado a negociar nos 69,60 dólares, o valor mais elevado desde a passagem do furacão «Katrina» pelo Golfo do México em Agosto do ano passado.

As cotações da matéria-prima inverteram das quedas verificadas durante quase toda a negociação de hoje, depois do Irão ter anunciado que o país já produziu combustível suficiente para alimentar um reactor nuclear e que vai acelerar o processo de enriquecimento de urânio.

Numa altura em que El Baradei, presidente da Agência Internacional de Energia, se encontra no Irão para convencer o país a desistir da questão nuclear, o mercado receia que as tensões da comunidade internacional com o Irão se agravem e levem o país, quarto maior produtor do mundo, a cortar as exportações.

Com base nestas informações, os mercados voltaram a ter em conta os dados divulgados ontem pelo Departamento de Energia dos EUA que anunciou que as reservas de gasolina recuaram novamente, apesar de os inventários crude terem aumentado para o nível mais elevado dos últimos oito anos.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio