Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo chegou aos 100 dólares

O West Texas Intermediate chegou aos 100 dólares por barril no mercado nova-iorquino pela primeira vez na sua história, ao ganhar 4,20%.

02 de Janeiro de 2008 às 17:19
  • ...

O West Texas Intermediate chegou aos 100 dólares por barril no mercado nova-iorquino pela primeira vez na sua história, ao ganhar 4,20%.

As previsões de uma queda de 3,15 milhões de barris nas reservas dos EUA na semana passada, pela sétima semana consecutiva, estão a fazer disparar as cotações do crude de referência. Se tal se confirmar, as reservas irão atingir um mínimo de três anos.

Este cenário, conjugado com o esperado aumento da procura de petróleo por parte da China e com receios de que a onda de violência na Nigéria possa reduzir ainda mais a produção do maior produtor africano, contribuiu para que o WTI atingisse momentaneamente o seu máximo histórico. A 21 de Novembro passado, o WTI tinha chegado aos 99,29 dólares.

O contrato de Fevereiro do crude de referência dos EUA está agora a aliviar um pouco, fixando-se em 99,20 dólares, o que corresponde a um ganho de 3,35%.

Em Londres, o brent" do Mar do Norte para entrega em Fevereiro acompanha a tendência, tendo atingido um máximo histórico nos 97,74 dólares, a subir mais de 4%. O anterior recorde era de 26 de Novembro, nos 96,65 dólares. Neste momento, o crude de referência para a Europa está a subir 3,68%, nos 97,30 dólares.

Por outro lado, o dólar está a ceder terreno face ao euro, essencialmente devido ao anúncio de uma forte queda na indústria dos EUA no mês passado, o que está a intensificar os receios de uma recessão. Isto poderá levar a Fed a reduzir de novo as taxas de juro, o que ainda pressionará mais a moeda norte-americana.

Um grupo de militantes nigerianos assassinou ontem 12 pessoas em Port Harcourt, cidade do Sul da Nigéria numa região produtora de crude. A violência na Nigéria já reduziu a produção do país em cerca de 500 mil barris por dia.

"Há muitos operadores a desejar que o petróleo chegar aos 100 dólares, o que ainda contribui mais para o movimento altista", comentou à Bloomberg o presidente da Strategic Energy & Economic Research, Michael Lynch.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio