Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Certificado digital e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Hoje há reunião da Nato, mas na Europa os olhos estão postos no certificado digital, que vai facilitar as viagens.

14 de Junho de 2021 às 07:30
  • ...
População residente em Portugal e inflação

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga as estimativas para a população residente em Portugal durante 2020. Este é um dia recheado de indicadores do INE. É revelada a inflação de maio - a estimativa inicial apontava para uma subida dos preços de 1,2%. E são revelados os números finais do turismo de abril, cujos dados iniciais apontavam para 460 mil hóspedes, responsáveis por 946,8 mil dormidas, nos estabelecimentos de alojamento turístico, que representam subidas de 762% e 510%, respetivamente, face a 2020. Na Europa, o Eurostat revela a produção industrial.

Cimeira da NATO com dossiês quentes

Os membros da NATO vão reunir-se em Bruxelas para discutir a Rússia, os ciberataques, o impacto na segurança das alterações climáticas e o crescente peso da China. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, encontra-se nesse dia com Joe Biden que está a realizar uma viagem na Europa. Isto depois de no fim de semana ter havido a reunião do G7 que colocou a China no centro das atenções.

Certificado digital ratificado

António Costa, que preside à União Europeia até julho, vai ratificar esta segunda-feira o ato legislativo que criar o regulamento do certificado digital covid-19. O Certificado Digital Covid entra em vigor a 1 de julho, mas já há países a emiti-los. Portugal diz que começará a emitir os certificados para os cidadãos nacionais esta semana.

CTT avançou com processo arbitral

Já depois do fecho da bolsa na sexta-feira, os CTT anunciaram que avançaram com o processo de arbitragem contra o Estado português, exigindo uma compensação de 67 milhões de euros. Segundo revelou a empresa liderada por João Bento, 23 milhões de euros são reclamados pelos impactos da pandemia, "bem como das medidas públicas adotadas nesse contexto, à luz, em especial, das cláusulas do Contrato de Concessão que regulam a alteração das circunstâncias". E 44 milhões de euros pela "decisão de prorrogação do Contrato de Concessão do Serviço Postal Universal até 31 de dezembro deste ano".

Israel com novo Governo

O parlamento de Israel aprovou no domingo o Governo de coligação de Naftali Bennett, que sucede, como primeiro-ministro, a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder 12 anos. O parlamento deu o voto de confiança ao "governo de mudança" liderado pelo líder da direita radical Naftali Bennett e pelo líder centrista Yair Lapid. A coligação que governa Israel a partir de hoje reúne dois partidos de esquerda, dois do centro, três da direita e, num caso muito raro na história de Israel, um partido árabe - o Raam - do islâmico moderado Mansour Abbas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio