Notícia
Bill Gates lança fundo de mil milhões para investir em energia limpa
O veículo de investimento foi lançado pelo co-fundador da Microsoft e por um grupo no qual se incluem nomes como Jeff Bezos, Richard Branson, Jack Ma e o príncipe saudita Alwaleed Bin Talal.
Bill Gates, juntamente com mais de uma dezena das pessoas mais ricas do mundo, lançou um novo fundo de investimento de mil milhões de dólares (cerca de 946,6 milhões de euros) para promover avanços na produção de energia limpa.
Apelidado de Breakthrough Energy Ventures, este fundo é apoiado por pesos-pesados da tecnologia e da energia, avança a Bloomberg. O objectivo passa por colocar dinheiro em tecnologias de energia, de longo prazo, que poderão reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, de acordo com um comunicado citado pela agência noticiosa.
Os investimentos deverão ser direccionados para áreas como a geração e armazenamento de electricidade, agricultura e transportes.
O grupo de investidores inclui nomes como Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, Richard Branson, fundador da Virgin, Jack Ma, presidente da Alibaba, John Arnold, um bilionário ligado ao comércio de gás natural e o príncipe Alwaleed Bin Talal, fundador da Kingdom Holding.
No ano passado, vários destes investidores juntaram-se a Gates e anunciaram a criação da Breakthrough Energy Coalition - um grupo de multimilionários que se comprometeu a direccionar uma grande parte das suas fortunas à tecnologia na área da energia.
"Sinto-me honrado de trabalhar com estes investidores para construir os poderosos alicerces do investimento público na investigação de base", referiu Gates em comunicado. "O nosso objectivo é construir empresas que ajudarão a fornecer a próxima geração de energia confiável e livre de emissões ao mundo".
Gates, co-fundador da Microsoft, passou parte do último ano a lutar por avanços na produção de energia. O empresário sustenta que coisas como instalações solares, energia nuclear e carros eléctricos pouco farão para resolver o problema do aquecimento global, num prazo relativamente curto.
Na sua opinião, a única maneira de deter o aquecimento global é encontrar uma fonte de energia que não produza gases de efeito estufa.