Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

São conhecidos dados relativos à paridade do poder de compra em 2023. Lá fora, a Alemanha mede o pulso à economia e o Reino Unido conhece os números do desemprego antes da reunião do Banco de Inglaterra.

17 de Dezembro de 2024 às 07:30
  • ...
Poder de compra em 2023

Esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga dados relativos à paridade do poder de compra (PPC). Em 2022, o produto interno bruto (PIB) per capita de Portugal, expresso em PPC, situou-se em 78,7% da média da União Europeia, valor superior em 3,4 pontos percentuais ao registado em 2021 (75,3%). O gabinete de estatísticas nacional divulga ainda os dados preliminares das contas regionais de 2023 e os anuários estatísticos regionais.

As emissões de dívida em novembro

O Banco de Portugal (BdP) divulga os números relativos às emissões de títulos em novembro. Em outubro, as emissões de títulos de dívida superaram as amortizações em 2 mil milhões de euros.

Alemanha mede pulso à economia e Reino Unido conhece desemprego

O Instituto alemão Ifo mede o pulso à maior economia europeia, com a divulgação de vários indicadores económicos: avaliação atual das condições económicas e expectativas para o mês de dezembro e ainda o clima de negócios para o mesmo mês. São ainda conhecidos os dados do índice ZEW do sentimento económico na Alemanha e na Zona Euro para dezembro. Fora da União Europeia é conhecida a taxa de desemprego de outubro no Reino Unido. Este é um dos indicadores que antecipa a reunião de política monetária do Banco de Inglaterra na quinta-feira.

Vendas a retalho nos Estados Unidos

Antes da decisão de política monetária da Reserva Federal na quarta-feira, os investidores vão centrar-se nos números das vendas a retalho e da produção industrial da maior economia mundial, ambos referentes a novembro.

API revela inventários de crude

Esta terça-feira a associação comercial norte-americana American Petroleum Institute (API) vai revelar os dados dos stocks de crude no país na semana passada. No dia seguinte será a vez de serem conhecidos os números oficiais da Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia), que divulga os níveis dos inventários de crude dos EUA, bem como os stocks de destilados e gasolina. A evolução das reservas norte-americanas é seguida sempre com muita atenção e é um dado que mexe com os preços da matéria-prima.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio