Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira ficarão a conhecer-se os números relativos à concessão de novo crédito por parte dos bancos portugueses, em agosto, bem como os dados da inflação de setembro na Zona Euro. E a S&P pode pronunciar-se sobre a qualidade do crédito de França.

01 de Outubro de 2021 às 07:30
  • ...
Como vai a concessão de crédito em Portugal?

Hoje é dia de conhecer os números relativos à concessão de novo crédito por parte dos bancos portugueses, em agosto. Apenas nos primeiros sete meses do ano, os bancos financiaram 8.565 milhões de euros em crédito à habitação, um montante que supera em 2,23 mil milhões, ou 36,5%, o valor concedido em novas operações de crédito para a casa no mesmo período de 2020.

Novos indicadores em foco na Europa

Hoje há novos dados a serem divulgados na Europa, com destaque para a estimativa rápida da inflação de setembro na Zona Euro. Ainda no bloco da moeda única teremos também a publicação do índice dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, para a indústria, relativo a setembro – serão também divulgados os mesmos indicadores, desagregados, para o Reino Unido, Espanha, Itália, França e Alemanha.

Congresso dos EUA evita paralisação do país

O Senado norte-americano deu luz verde à proposta de financiamento provisório do governo até dezembro, o que evita a paralisação dos serviços públicos federais, tendo em seguida a Câmara dos Representantes dado também a sua aprovação. E mesmo na data limite, visto que terminava o ano fiscal e era preciso haver fundos para o início do novo exercício que arranca hoje. A proposta acabou por passar depois de os democratas terem retirado o ponto que previa uma suspensão do teto da dívida. Essa era a exigência dos republicanos, que no início da semana não permitiram que o projeto fosse aprovado no Senado ao votarem contra. Agora mantém-se então a questão do limite ao endividamento. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, advertiu ontem, uma vez mais, para a possibilidade de o governo federal pode ficar sem dinheiro a partir de 18 de outubro se o Congresso não agir no sentido de aumentar ou suspender este teto de endividamento.

S&P pronuncia-se sobre França

A agência de notação financeira Standard & Poor’s tem agendada para esta sexta-feira uma possível ação de rating para França e Polónia. Já a Moody’s poderá pronunciar-se sobre a Bulgária, podendo a Fitch  fazer o mesmo em relação a San Marino.

Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio