Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI mantém recomendação de "comprar" para as acções do BCP

A casa de investimento destaca uma série de factores que tornam o banco um activo "interessante" na Europa periférica. Já o Espírito Santo IB espera uma rendibilidade dos capitais próprios mais elevada para o BCP do que para o BPI.

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Junho de 2014 às 10:22
  • ...

Numa nota de research, o BPI Equity Research revela que mantêm a recomendação de "compra" para o BCP. "O potencial de reestruturação do banco, combinado com a sua sensibilidade às taxas de juro e folgas de potenciais alienação de activos e alterações regulatórias, tornam o banco um activo interessante na Europa periférica".

 

Para os analistas do BPI Equity Research, os factores que poderão impulsionar o BCP são, entre outros, a melhoria da eficiência e a redução dos spreads/custos nos depósitos.

 

Já o Espírito Santo IB começa por referir que "não há grandes novidades no anúncio de terça-feira" e que esperam que, a curto prazo, as acções permaneçam pressionadas até à finalização do aumento de capital, tendo em conta o tamanho relativo da operação".

 

"Fundamentalmente", acrescentam os analistas, "a nossa leitura do negócio é mais equilibrada: ao mesmo tempo que o negócio representa uma diluição nas previsões de lucros por acção, irá também, provavelmente, conduzir a uma redução dos custos de capital para o BCP, com uma situação de capital mais forte".

 

"Esperamos uma rendibilidade mais elevada para o BCP do que para o BPI a médio prazo", conclui a mesma fonte.

 

O CaixaBI diz que, de uma maneira geral, o banco mantém a estrutura base do plano apresentado no terceiro trimestre de 2013, ajustado da operação de aumento de capital em curso, o qual assentou numa primeira fase no reforço do balanço do banco (capital e liquidez)".

 Por outro lado, no período 2015-2017, acrescenta, "será importante a capacidade do banco em beneficiar da recuperação económica em Portugal (posição de liderança na banca comercial entre os bancos privados) conjugada com a dinâmica das operações internacionais core, nomeadamente em Angola, Moçambique e Polónia".

 

Os títulos do BCP já subiram, esta segunda-feira, 7,93%. No final da sessão de hoje, quem tiver acções da instituição irá receber os direitos que permitem subscrever as novas acções do aumento de capital. 

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

 

 

Ver comentários
Saber mais BPI BCP research aumento de capital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio