Notícia
Prisa quer mais dividendos da Media Capital
Media Capital vai analisar na Assembleia Geral de 18 de Março a proposta de aumento de dividendos feita pela Vertix, que é detida pela espanhola Prisa.
O Grupo Media Capital, liderado por Rosa Cullell (na foto), admitiu as propostas de deliberação apresentadas pela accionista Vertix, que detém 94,69% da empresa (o NCG Banco detém 5,05% e os restantes 0,26% estão dispersos em bolsa), no sentido de distribuir mais dividendos do que os inicialmente propostos pela administração.
A Prisa, através da sua participada Vertix, considera insuficiente a proposta do conselho de administração de distribuir dividendos no montante correspondente a 50% do resultado líquido consolidado apurado em 2014 correspondente a um dividendo bruto por acção de 0,0975 euros, ou seja, de dividendos no valor de 8.240.035,05 euros.
"Considerando que a proposta do conselho de administração já tem em conta a transferência do montante necessário para o reforço da reserva legal, correspondente a 5% do resultado líquido individual do exercício, no valor de 646.396,76 euros, e considerando ainda a existência de resultados passíveis de serem distribuídos", a Vertix propõe que a remuneração accionista corresponda a 96,03% do resultado líquido consolidado apurado no exercício findo a 31 de Dezembro de 2014 passível de ser distribuído.
Ou seja, um dividendo bruto por acção de 0,1872 euros, no montante total de 15.820.870,30 euros, o que corresponde a um "dividend yield" (que mede a rentabilidade dos dividendos em relação ao valor de cada acção) de 8,5% face ao valor de fecho da última sessão.
A última sessão bolsista em que trocaram de mãos títulos da Media Capital foi a 26 de Fevereiro, data em que fechou a valer 2,20 euros.
(notícia corrigida com o valor de fecho e respectivo 'dividend yield')