Notícia
Sonae Indústria dispara quase 20% após resultados
As acções da empresa registam a maior subida em quase dois anos, em reacção às contas do primeiro semestre.
As acções da Sonae Indústria estão a registar fortes ganhos na bolsa de Lisboa esta segunda-feira, 30 de Julho, a reagir aos resultados da empresa revelados na sexta-feira, após o fecho do mercado.
Os títulos da empresa presidida por Paulo Azevedo ganham 9,91% para 2,55 euros, depois de terem chegado a disparar um máximo de 19,40% para 2,77 euros. Esta é a maior subida (intradiária) desde 8 de Setembro de 2016 (19,78%) e a cotação mais alta desde 7 de Junho.
Em quase três horas de negociação trocaram de mãos mais de 120 mil acções da empresa, praticamente o dobro da média diária dos últimos seis meses, que é de 65,7 mil.
A Sonae Indústria anunciou que os seus lucros aumentaram 34,6% nos primeiros seis meses do ano para 18,9 milhões de euros, uma evolução que o presidente da empresa atribuiu "principalmente à forte contribuição da Sonae Arauco", mas também ao negócio na América do Norte.
O volume de negócios consolidado ascendeu a 111,8 milhões de euros neste período, uma diminuição de dez milhões de euros (-8,2%) face aos primeiros seis meses do ano passado.
A queda justifica-se com o "efeito cambial desfavorável que resulta da depreciação do dólar canadiano face ao euro".
Apesar da forte subida das acções esta segunda-feira, a Sonae Indústria acumula uma desvalorização de 27,16% desde o início do ano.