Notícia
Galp cai 2% e penaliza abertura do PSI-20
A bolsa nacional está a contrariar a evolução positiva das principais praças europeias, penalizada sobretudo pela Galp Energia.
A bolsa nacional abriu em queda esta terça-feira, 8 de junho, depois de duas sessões consecutivas de ganhos, com o PSI-20 a perder 0,10% para 5.134,00 pontos. Das 18 cotadas que formam o principal índice nacional, 9 estão em queda, cinco em alta e quatro inalteradas.
A praça portuguesa contraria desta forma os ganhos ligeiros registados pelos principais índices europeus, numa altura em que os investidores estão a aguardar a divulgação dos dados da inflação nos Estados Unidos, esta quinta-feira, para terem mais pistas sobre o rumo provável da Reserva Federal norte-americana, que deverá começar a debater em breve a redução do seu programa de compra de ativos.
Por cá, a Galp é a cotada que mais penaliza o PSI-20, com uma descida de 2,01% para 9,670 euros.
Ainda na energia, a EDP sobe 0,42% para 4,547 euros e a EDP Renováveis avança ligeiros 0,05% para 18,59 euros.
Do lado das descidas está também a Semapa, que perde 0,17% para 11,68 euros, depois de ter sido conhecido ontem que a holding da família Queiroz Pereira falhou o objetivo de garantir 90% dos direitos de voto na empresa na OPA, pelo que a Semapa vai continuar em bolsa.