Notícia
Banca sobe e sustenta bolsa em dia de recuperação na Europa
A bolsa nacional segue em alta a beneficiar da recuperação dos ânimos entre os investidores depois de Chipre ter chumbado a introdução do imposto extraordinário sobre os depósitos. Os ministros das Finanças da Zona Euro já demonstraram estar disponíveis para encontrar outras formas de ajuda financeiramente o país.
O PSI-20 avança 0,36% para 6.068,88 pontos com 12 acções em alta, três em queda e cinco inalteradas. Entre os congéneres europeus a tendência também é de ganhos, depois de dois dias de quedas devido aos receios relacionados com o imposto sobre os depósitos que deveria ser introduzido em Chipre como contrapartida para a ajuda financeira europeia. Contudo, o Parlamento cipriota chumbou a medida.
Os responsáveis europeus já deram indicações que vão voltar a analisar formas para que Chipre receba ajuda financeira e permaneça na Zona Euro. Isto depois do primeiro plano, que passava pela introdução de um imposto extraordinário sobre os depósitos, ter sido chumbado pelo Parlamento cipriota.
O ministro das Finanças do Luxemburgo, Luc Frieden, disse que os responsáveis dos 17 membros da Zona Euro vão reunir-se e encontrar rapidamente uma forma para ajudar Chipre.
Na bolsa nacional destaque para o BES, que está a subir 1,11% para 0,91 euros, para o BPI, que avança 1,12% para 1,081 euros e para o BCP, que cresce 0,95% para 0,106 euros.
A Portugal Telecom também contribui para este comportamento, ao subir 0,82% para 4,074 euros.
Do lado oposto está a Semapa, que está a descer 1,10% para 7,00 euros, e a Mota-Engil que recua 2,02% para 1,945 euros.