Notícia
Massificação dos eléctricos começa pelas empresas
A utilização de veículos comerciais nas cidades é facilmente planificável
19 de Outubro de 2010 às 07:00
A utilização de veículos comerciais nos centros urbanos é facilmente planificável , o que permite projectar trajectos e consumos. As gestoras de frotas, por exemplo, sabem exactamente quantos quilómetros e quais os consumos de cada um dos veículos das empresas suas clientes.
Além disso, os trajectos dos furgões comerciais, normalmente usados na distribuição urbana, são curtos e com muitas paragens, o que os torna ideais para as motorizações eléctricas.
Como a maioria dos furgões estão integrados em frotas de grandes empresas - como os CTT, a EDP, ou a PT - poderão ser facilmente carregados nas tomadas de correntes eléctrica instaladas nos parques de estacionamento.
As estimativas da aliança Renault-Nissan, apontam para que a utilização de veículos eléctricos represente uma poupança nos custos de utilização, face a um modelo equivalente com motor diesel, para quilometragens anuais acima dos 12.000/12.500 Km.
A Renault assinou já um acordo com a gestora de frotas ALD Automotive, para promover a utilização de veículos eléctricos. A ideia é que já a partir de 2011, a ALD passe a oferecer a possibilidade de renting de veículos eléctricos aos seus clientes.
A Renault é aliás um dos fabricantes de automóveis mais avançados no mercado dos furgões eléctricos. A marca é líder, na Europa Ocidental, no mercado dos veículos comerciais ligeiros desde 1998, com uma quota de 15,72%, no ano passado e em meados de 2001 vai complementar a sua gama com uma versão eléctrica do seu furgão compacto Kangoo. O Kangoo Express Z.E. será o prineiro comercial ligeiro eléctrico de produção em série e tem um preço anunciado sem IVA a partir de 20 mil euros.
A Renault vai propor, para a sua gama de veículos eléctricos, e também para o Kangoo Express Z.E., uma fórmula de aquisição inovadora, em que a propriedade do veículo e da bateria serão separadas. No que respeita ao Kangoo Express Z.E. os clientes vão poder comprar ou alugar o seu automóvel e irão subscrever, para a bateria, uma assinatura mensal sem IVA de 72 euros. No Kangoo Express Z.E., cada percursos de 160 quilómetros custará entre 1 e 2 euros dependendo do preço do kWh em cada país.
Além disso, os trajectos dos furgões comerciais, normalmente usados na distribuição urbana, são curtos e com muitas paragens, o que os torna ideais para as motorizações eléctricas.
Como a maioria dos furgões estão integrados em frotas de grandes empresas - como os CTT, a EDP, ou a PT - poderão ser facilmente carregados nas tomadas de correntes eléctrica instaladas nos parques de estacionamento.
Grande número de comerciais estão ao serviço de empresas, o que vai facilitar a electrificação das frotas. |
A Renault assinou já um acordo com a gestora de frotas ALD Automotive, para promover a utilização de veículos eléctricos. A ideia é que já a partir de 2011, a ALD passe a oferecer a possibilidade de renting de veículos eléctricos aos seus clientes.
A Renault é aliás um dos fabricantes de automóveis mais avançados no mercado dos furgões eléctricos. A marca é líder, na Europa Ocidental, no mercado dos veículos comerciais ligeiros desde 1998, com uma quota de 15,72%, no ano passado e em meados de 2001 vai complementar a sua gama com uma versão eléctrica do seu furgão compacto Kangoo. O Kangoo Express Z.E. será o prineiro comercial ligeiro eléctrico de produção em série e tem um preço anunciado sem IVA a partir de 20 mil euros.
A Renault vai propor, para a sua gama de veículos eléctricos, e também para o Kangoo Express Z.E., uma fórmula de aquisição inovadora, em que a propriedade do veículo e da bateria serão separadas. No que respeita ao Kangoo Express Z.E. os clientes vão poder comprar ou alugar o seu automóvel e irão subscrever, para a bateria, uma assinatura mensal sem IVA de 72 euros. No Kangoo Express Z.E., cada percursos de 160 quilómetros custará entre 1 e 2 euros dependendo do preço do kWh em cada país.