Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Corretoras online: Pode poupar centenas de euros

Na comparação do preçário de várias corretoras online, as diferenças são significativas. Pode poupar algumas centenas de euros se escolher o intermediário certo.

24 de Março de 2020 às 11:00
  • ...

Ninguém muda de clube de futebol na vida. A menos que não seja um fervoroso adepto e não vibre com os jogos. Faz sentido. Questionável é continuar na mesma corretora anos a fio a pagar o dobro ou o triplo da concorrência, para negociar títulos na bolsa.

Aparentemente, o preço não é relevante para os investidores, se olharmos para os últimos dados da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No terceiro trimestre de 2019, a receção de ordens da bolsa, em Portugal, era dominada pelo BPI, com 15,3% de quota de mercado, seguido do Millennium bcp (13,7%). Os dois bancos estão, porém, muito longe de praticarem os valores mais baixos do mercado.

Como é hábito, comparámos o preçário de 18 bancos e corretoras online. As diferenças são significativas, sobretudo para um investidor muito ativo: 60 operações de bolsa por ano podem custar 376 euros ou... 1382. Ou seja, quase o quadruplo, consoante o intermediário.

O que mudou desde 2019

O fim da Orey iTrade marcou 2019. O Banco de Portugal revogou, em agosto, a autorização à Orey Financial, após o anúncio de que iria deixar a atividade financeira. Apesar da reduzida quota de mercado (0,3%, em 2018), e fora alguma degradação do serviço que possa ter ocorrido nos últimos tempos da corretora, a verdade é que oferecia um preçário competitivo: o quinto mais barato, em 2019. Em matéria de novidades, o Bankinter baixou de 15 para 10 euros a comissão mínima de transação em mercados estrangeiros. Uma redução que leva o banco espanhol a ter um dos custos de compra e venda mais competitivos. Contudo, devido aos restantes encargos, não consegue passar do meio da tabela. Millennium bcp e Montepio também cortaram alguns custos. Quanto à Caixa Geral de Depósitos, já permite negociar online noutros mercados, além da Euronext.

As mais baratas

A corretora "low cost" DeGiro faz jus ao nome e apresenta custos imbatíveis, sobretudo para quem transaciona muito nos mercados de capitais. Contudo, merece ressalvas importantes. Sendo uma intermediária sediada na Holanda e com um modelo de negócio particular, investir através da DeGiro não é exatamente igual a transacionar títulos através de um corretora nacional. A sua plataforma é relativamente simples e não fornece muitos serviços adicionais, por exemplo, o acesso a relatórios de "research". A relevância destes elementos é, porém, subjetiva, e varia de cliente para cliente. Não é isso que está em causa na nossa análise.

Questão mais pertinente é a liquidez dos investidores. Ou seja, como a DeGiro não tem licença bancária e não pode constituir depósitos, o dinheiro dos clientes (seja o que entregam ou o que resulta das transações) é aplicado em fundos do mercado monetário, que não têm capital garantido. Em teoria, o nível de risco é reduzido. Mas as baixas taxas de retorno dos ativos com menos risco levaram os fundos a exibir retornos negativos.

Em resposta a esta situação, comprovámos que a DeGiro está a pagar compensações aos investidores para ressarci-los das perdas sofridas. A corretora frisa, no entanto, que "não é obrigada a fazê-lo, e poderá alterar ou cancelar a compensação a qualquer momento". Razão pela qual as condições e o serviço desta corretora não são comparáveis com as restantes, e não é a nossa Escolha Acertada.

Outro ponto a assinalar: os contratos são regidos pela lei holandesa. Em caso de diferendo, o investidor terá de recorrer às instâncias de resolução de litígios daquele país. O esquema de proteção também tem uma cobertura inferior ao nacional (20 mil euros contra 25 mil no Sistema de Indemnização aos Investidores nacional). Por último, a corretora faz empréstimos das ações na conta dos clientes para vendas a descoberto. Isso não acontece se optar pelo preçário Custody.

1382Euros por ano
É quanto custa fazer 60 operações e manter uma carteira no NB Net.

Nada nos garante que, no futuro, não haja mudanças na forma como a DeGiro funciona, desaparecendo as condicionantes que mencionámos. A alemã Flatex anunciou, em dezembro, a compra da empresa de investimentos holandesa, que deve ficar concluída no segundo trimestre deste ano. Com a licença bancária alemã, o Flatex Bank pode formar a espinha dorsal regulatória da Flatex e da DeGiro. Segundo o comunicado da empresa alemã, o objetivo é transformá-las na maior corretora online europeia. Até lá, se tudo correr bem, o investidor beneficia de um serviço de execução de ordens a preços imbatíveis. Mas, em caso de dificuldades nos mercados, e se a DeGiro enfrentar problemas, estará menos protegido.

Se prefere jogar pelo seguro, a GoBulling, do Banco Carregosa, é a melhor opção e a nossa Escolha Acertada para transacionar na bolsa, em particular através da parceria que negociámos para os nossos subscritores. O preçário Pro permite aceder a um número maior de mercados e de instrumentos financeiros do que o preçário "web".

O diabo está nos detalhes

Antes de mudar de corretora, analise os preçários com atenção. Por exemplo, a Caixa Geral de Depósitos cobra uma comissão de 6 euros por uma ordem alterada, não efetuada ou cancelada nos mercados fora da plataforma Euronext.

Se a sua estratégia de negociação o leva a emitir ordens que muitas vezes não são executadas (como ordens com limite de preço distante do preço de mercado), deve evitar uma regra como esta.

Outro exemplo são os custos definidos por linha de negócio, como sucede no preçário "web" do Banco Carregosa. Em ativos pouco negociados e/ou ordens de grande dimensão, a operação pode exigir várias transações, tendo cada uma o seu custo.

Por outro lado, há corretoras que reduzem os custos de negociação, se os clientes ultrapassarem um certo número ou valor em comissões. É o caso do Banco Best, que tem um "acelerador de bolsa". A comissão de transação é reduzida após 20 ordens num único mês.

Recorde-se: permanecer numa corretora com custos elevados reduz os ganhos dos seus investimentos.


Ordens de bolsa

 

Revolut a preços de saldo

 

Esta fintech permite negociar ações (quase) sem custos através da app. O serviço tem, porém, limitações consideráveis que um investidor não pode ignorar.

 

Ordens de bolsa

  • Revolut Base: 3 grátis por mês  (seguintes: 1 euro cada)
  • Revolut Premium: 8 grátis por mês  (seguintes: 1 euro cada)
  • Revolut Metal: ilimitadas  (custo mensal: 13,99 euros)

  

Custódia de títulos

  • 0,01% da carteira  (1 euro por cada 10 mil euros)

 

Restrições

  • Não estão disponíveis todas as ações americanas da NYSE e do NASDAQ.
  • Só pode dar ordens de mercado. Ou seja, não pode colocar limites de preço, nem sabe quanto vai pagar ou receber exatamente.
  • As ordens não podem ultrapassar os 1000 dólares. Para contornar esta restrição tem de dar ordens repetidas para o mesmo título, o que significa mais custos.
  • Aplica a regra Pattern Day Trader (PDT), que impede os investidores, com menos de 25 mil dólares na conta, de fazer mais do que três day trades (negociar a mesma ação no mesmo dia) a cada cinco dias úteis.
  • Não é a Revolut que executa as ordens, mas a Sapia Partners LLC (regulada pelo supervisor do Reino Unido), que é também responsável pela custódia dos títulos. Contratualmente, a Revolut não se responsabiliza por eventuais falhas da Sapia.


Comentário
Proteste investe

Comissões zero

Em 2015, a fintech Robinhood surpreendeu os investidores e o mercado ao lançar, nos Estados Unidos, uma "app" que permitia negociar ações sem comissões. Ainda não está disponível na Europa, mas notícias recentes dão conta de que se prepara para oferecer o serviço no Reino Unido. No ano passado, várias das principais corretoras online americanas, como a Schwab ou a TD Ameritrade, anunciaram que também deixariam de cobrar comissões de transação em ações e ETF. Não é apenas uma estratégia de marketing, mas um custo necessário para não perder clientes para as fintech, que estão a ganhar cada vez mais terreno com o lançamento de soluções inovadoras.

É caso para perguntar: como pretendem ganhar dinheiro? As corretoras têm mais fontes de receita, como as comissões sobre outros instrumentos financeiros, empréstimos para contas-margem, empréstimos de títulos e outros mecanismos. Esta tendência começa a chegar à Europa. A abrir caminho está a Revolut Trading. Pode ser útil para investimentos de pequena monta em ações americanas, mas, na nossa opinião, é, por enquanto, demasiado limitada, e as condições não são comparáveis, para integrar o nosso estudo. Mesmo relativamente às poucas ações americanas que disponibiliza, pode ficar mais cara do que, por exemplo, a DeGiro. Para o investidor, as comissões zero têm nítidas vantagens. Além da redução de custos, permitem investir com quantias muito mais baixas, que seriam inviáveis com encargos superiores. Em contrapartida, pode cair na tentação de negociar em excesso, abandonando a sua disciplina de investimento.



Ver comentários
Saber mais deco proteste
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio