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Bruxelas entrou na rota do turismo sustentável

A Europa é um dos principais destinos turísticos do mundo. O setor emprega cerca de 12 milhões de pessoas e representa 10% do PIB da UE. Os europeus são importantes consumidores da oferta turística dentro do espaço comunitário e gastam, em média, 440 euros por viagem. A indústria e a UE apostam na sustentabilidade, mas o setor não enfrenta só este desafio.

João Cortesão
30 de Julho de 2024 às 15:37
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Tal como acontece noutras áreas, a União Europeia (UE) tem competência para desenvolver ações destinadas a apoiar, coordenar ou completar a ação dos Estados-Membros no domínio do turismo. Segundo o Tratado, a União deve completar a ação dos 27, sobretudo "através da promoção da competitividade das empresas" do setor, e "fomentar a cooperação" e o intercâmbio de boas práticas.

A importância do turismo para o conjunto dos Estados-membros está patente nos dados económicos da indústria. A Europa é o principal destino turístico a nível mundial. Entre fornecedores tradicionais de viagens e serviços turísticos, o setor é composto por 2,3 milhões de empresas, essencialmente de pequena e média dimensão, que empregam cerca de 12,3 milhões de pessoas. O turismo representa 10% do PIB da UE e tem grande impacto no crescimento económico e no emprego. Os Estados-membros acolhem inúmeros visitantes de países terceiros, mas o turismo intracomunitário desempenha um papel fulcral.

Perfil do turista europeu

Segundo dados do Eurostat (2022), o conjunto dos cidadãos residentes na UE gastaram cerca de 475 mil milhões de euros em viagens turísticas, em média 441 euros por pessoa e viagem. A duração média de uma viagem foi de cinco noites: em média 4 noites para viagens nacionais e 8 noites para viagens ao estrangeiro.


Os europeus viajaram sobretudo "dentro" das fronteiras nacionais: mais de quatro em cada cinco viagens foram realizadas dentro do próprio país. Quando se deslocaram a outros Estados-membros, escolheram sobretudo Itália e Espanha, os principais destinos dos europeus (em 2022). Apenas 6% das viagens dos europeus foram para fora do espaço comunitário, sendo os principais destinos Reino Unido, Turquia e Suíça.


Mais de um terço das visitas turísticas efetuadas pelos europeus ocorreram nos meses de julho e agosto. A maior parte das viagens é feita de carro, mas um terço dos destinos europeus é alcançado de avião (ilhas e regiões mais remotas).Além disso, 9% do número total das deslocações foram viagens de negócios.

O que faz a UE pelo turismo


A sustentabilidade do setor tornou-se uma prioridade para a UE. O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) apoia a competitividade, a sustentabilidade e a qualidade do turismo a nível regional e local. No atual quadro orçamental até 2027, o FEDER prevê um investimento no turismo sustentável de cerca de 4,2 mil milhões de euros, sobretudo em medidas que visam diversificar a oferta e as formas de turismo, apoiar a transição digital e o ecoturismo, e o acesso a produtos e sítios turísticos.


Em 2022, a Comissão publicou o "Caminho de Transição do Turismo", primeiro marco europeu de médio/longo prazo com vista à transição ecológica e digital do setor. A União tem inúmeras iniciativas de apoio ao turismo. Por exemplo, o programa Eden de promoção de destinos turísticos europeus de excelência ou o DiscoverEU que oferece passes de comboio aos jovens europeus de 18 anos para viajarem por toda a Europa.


Mas a indústria europeia enfrenta desafios. No ano passado, uma cimeira do setor, realizada em Bruxelas, identificou como prioridades a necessidade de aumentar a conectividade entre destinos, aumentar a mão-de-obra disponível e criar novos sistemas de vistos digitais da UE.

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