Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Turismo internacional deverá aumentar entre 3 a 4% em 2013

Em 2012 o turismo internacional cresceu 4% e o número de turistas superou a marca de mil milhões. Este ano vai voltar a crescer, segundo a OMT.

29 de Janeiro de 2013 às 13:53
  • ...

De acordo com as expectativas da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo internacional deve aumentar entre 3 a 4% este ano. A previsão segue a tendência das expectativas a longo termo para 2030: o turismo mundial deve crescer anualmente 3,8%, em média, entre 2010 e 2020.

 

Os dados avançados pela OMT são baseados no índice de confiança da organização, que pertence às Nações Unidas. Compilado entre mais de 300 especialistas de todo o mundo, o índice mostra que as previsões para 2013 são semelhantes à evolução do último ano. Para este ano são esperados 124 pontos indicativos em relação aos 122 para 2012.

 

As viagens para a Ásia e a região do Pacífico sãos as que devem crescer mais, entre 5 a 6%, seguindo-se o continente africano, com um crescimento de 4 a 6%. A escolha da América do Norte e do Sul deve oscilar entre mais 3 a 4% quando comparada a 2012, enquanto que a Europa entre os 2 a 3%. As viagens com destino ao Médio Oriente são os que crescem menos.

 

O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, afirma que “o sector teve a capacidade de se ajustar às mudanças nas condições do mercado” e, apesar da crise económica mundial, “é esperado que continue a crescer em 2013, embora a uma taxa ligeiramente inferior”. Rifai considera ainda que o turismo é “parte da solução para estimular o crescimento económico” e, por isso, “deve ser um dos pilares a ser suportado pelos governos, a nível mundial”.

 

Economias emergentes ganham a corrida

 

Em 2012, o turismo internacional cresceu 4% - um crescimento adicional de 39 milhões de turistas, comparado com o número de 2011 (996 milhões) -, atingindo 1.035 milhões de turistas, de acordo com o último barómetro do turismo da OMT. O indicador revela ainda que as economias emergentes, principalmente as asiáticas e da região do Pacífico, ganham para as economias avançadas: um crescimento de 4,1% contra 3,6%, respectivamente. A procura foi constante durante todo o ano, com um último trimestre mais forte do que o esperado.

 

Quando comparados por região, os resultados são bastante favoráveis para a Ásia e o Pacífico, que cresceram 7% face a 2011, expressando-se em mais 15 milhões de chegadas, comparativamente com 2011.

 

No total, 233 milhões de turistas visitaram as regiões da Ásia e do Pacífico. As sub-regiões mais visitadas foram o sudeste asiático e o norte de África, com uma expansão de 9%. A Europa central também lidera o ranking das sub-regiões mais visitadas, com um crescimento de 8%.

 

Apesar de a Ásia e o Pacífico terem sido os destinos onde a procura mais cresceu, o continente europeu continua a ser o preferido dos turistas, sendo a região mais visitada do mundo. O crescimento da Europa como destino turístico ficou-se pelos 3%, um resultado “bastante positivo”, segundo a OMT, tendo em conta a situação económica atravessada.

 

O total de chegadas à Europa atingiu os 535 milhões, mais 17 milhões do que em 2011. “2012 foi um ano economicamente volátil, particularmente na zona euro. Contudo, o turismo internacional conseguiu responder à situação”, considera o secretário-geral da OMT.

 

Ver comentários
Saber mais tursimo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio