Notícia
Residentes em Portugal estão a viajar menos para o estrangeiro
No terceiro trimestre de 2018, os residentes em Portugal realizaram quase 8 milhões de deslocações turísticas, mais de metade das quais para férias.
O retrato do Instituto Nacional de Estatística (INE) às deslocações realizadas no terceiro trimestre do ano passado mostra que os residentes em Portugal estão a viajar cada vez menos, sobretudo para o estrangeiro.
"No terceiro trimestre de 2018, os residentes realizaram 7,8 milhões de deslocações turísticas, correspondendo a um ligeiro acréscimo de 0,1%" em comparação com o mesmo período do ano passado, revelam os números divulgados esta quinta-feira, 31 de janeiro.
De acordo com o instituto, as "viagens turísticas dos residentes continuam em desaceleração", destacando o "decréscimo nas deslocações ao estrangeiro".
As viagens em território nacional cresceram 0,3%, enquanto as deslocações internacionais diminuíram 1,3% no terceiro trimestre face ao período homólogo.
Quanto aos principais motivos para viajar, "lazer, recreio ou férias" continua a ser a principal motivação, com 4,8 milhões de viagens. Segue-se a "visita a familiares e amigos", com 2,5 milhões de deslocações.