Notícia
Metade dos residentes em Barcelona quer travão no turismo
O número de residentes que acredita que Barcelona não tem capacidade para ter mais turistas (48,9%) é superior aos que defendem um aumento do número de turistas (47,5%).
Os habitantes de Barcelona estão a mostrar uma oposição crescente ao aumento do turismo na cidade espanhola, de acordo com um estudo efectuado pela câmara municipal, que tem como objectivo avaliar a percepção dos cidadãos face à evolução do turismo na região.
Pela primeira vez desde que este estudo é efectuado, o número de residentes que acredita que a cidade não tem capacidade para ter mais turistas (48,9%) é superior aos que defendem um aumento do número de turistas (47,5%).
Em 2012, segundo a agência Efe, 71,8% dos inquiridos defendia que Barcelona deveria atrair mais turistas, enquanto apenas 25% era favorável a uma travão da expansão da oferta turística da cidade.
Em reacção a estes estudo realizado junto de perto de 5 mil residentes em Barcelona, a autarquia prometeu trabalhar num plano estratégico a implementar até 2020, que tem como objectivo reduzir o impacto do turismo nos residentes, ao mesmo tempo que tira partido da riqueza e emprego gerado por esta actividade.
Quase metade dos inquiridos defende a gestão da autarquia de Barcelona nesta área, embora a grande maioria culpe o turismo pelo aumento dos preços, sobretudo nos bairros com mair actividade turística.