Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dormidas de turistas sobem 2,5% em outubro à boleia de britânicos e canadianos

Os turistas estrangeiros continuam a impulsionar o crescimento do setor. Em outubro, o mercado canadiano foi o que registou maiores subidas, enquanto o espanhol foi o que mais decresceu. O Alentejo foi a única região do país que alojou menos turistas.

João Cortesão
29 de Novembro de 2024 às 11:41
  • ...

Em outubro, o setor do alojamento turístico recebeu 3 milhões de hóspedes e registou 7,6 milhões de dormidas, um aumento de 3,8% e 2,5%, respetivamente, face ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo INE. 

O crescimento foi registado em toda as regiões do país, com excepção do Alentejo que registou uma queda de 4,4% do número de dormidas.  Pelo contrário, os Açores e o Centro do país registaram os crescimentos mais expressivos: 10,8% e 7%, pela mesma ordem.

Os turistas estrangeiros continuam a ser o motor de crescimento do setor, tendo registado um aumento de 3% das dormidas para um total de 5,7 milhões. Já as dormidas de residentes subiram 1,2%, invertendo a tendência de ligeira queda (-0,6%) registada em setembro.

No que toca aos mercados externos, o britânico manteve-se como principal com uma quota de 19,9%, tendo crescido 2,3% em outubro. Seguiu-se a Alemanha (peso de 12,6%), que aumentou 3,7% e o norte americano, na na terceira posição (quota de 10,4%), com um crescimento de 7,3%.

Porém, entre os 10 principais mercados emissores em outubro, o mercado canadiano foi o que registou o maior aumento (+15%), enquanto o mercado espanhol foi o que mais decresceu (-12,4%).

Desde o início do ano, de janeiro a outubro, as dormidas aumentaram 3,7%, com os turistas residentes a registarem um aumento de 1,2% e os estrangeiros 4,8%.

Estada média em queda

Os dados do INE mostram ainda que e a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico continua em queda. Em outubro sitou-se em 2,54 noites, o que traduz uma diminuição de  1,2%, se que segue ao recuo de 0,4% registado em setembro.

"Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Região Autónoma da Madeira (4,54 noites) e no Algarve (4,04 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,67 noites) e no Alentejo (1,76 noites)", lê-se no documento divulgado esta sexta-feira.


A estada média dos não residentes foi mais longa do que a dos residentes em todas as regiões. "Em outubro, a estada média dos residentes (1,84 noites) diminuiu 2,1% e a dos não residentes (2,89 noites) decresceu 1%", detalha o gabinete de estatística.

(Notícia atualizada às 12h)

Ver comentários
Saber mais INE turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio