Notícia
Não são o Expresso do Oriente, mas os comboios noturnos estão de volta
Romantizados por filmes como “Assassinato no Expresso do Oriente” e “Moscovo contra 007”, os comboios noturnos quase desapareceram na Europa. Agora, parte da magia está de volta, mas com um toque moderno.
No século passado, os comboios noturnos com cabines de painéis de madeira e "lounges" luxuosos tinham um sabor a aventura, percorrendo a noite toda de Paris a Istambul ou de Londres a Veneza. Porém, com as ligações ferroviárias de alta velocidade que diminuíram as distâncias, as companhias aéreas de baixo custo e os regulamentos da União Europeia, os comboios noturnos tornaram-se inviáveis economicamente, e os comboios noturnos perderam o fascínio. Uma a uma, as grandes linhas ferroviárias da Europa terminaram ou cortaram drasticamente os serviços internacionais de comboios noturnos.
Agora, com a "vergonha de voar" da ativista ambiental Greta Thunberg, movimento que tornou as pessoas mais conscientes da sua pegada de carbono, a indústria de comboios noturnos está a passar por um renascimento. O setor atrai uma nova classe de passageiros - não o restrito mas rico grupo de pessoas que viajavam em comboios opulentos como o Expresso do Oriente, mas pessoas comuns que viajam a negócios e turistas com consciência climática.
É uma notícia animadora para o engenheiro da Siemens Paul Winkler, que desenvolve comboios há 27 anos e acreditava que nunca mais fabricaria outro vagão de comboio para a Europa Ocidental.
"Chegámos a um ponto em que pensei: acabou", afirmou. "As pessoas estavam a migrar para aviões e comboios diários de alta velocidade. As ligações mais baratas foram encerradas."
O serviço entre Zurique e Madrid foi descontinuado em 2013. As ligações entre Alemanha e Amesterdão, Dinamarca e Paris foram interrompidas em 2014. A italiana Trenitalia interrompeu o serviço Roma-Paris em 2015. Em 2016, a Deutsche Bahn encerrou as operações do seu comboio noturno, enquanto a SNCF de França deixou de operar uma dúzia de comboios noturnos. Isto deixou a Europa com comboios noturnos com mais de 30 anos, usados principalmente para rotas domésticas.
Agora, um pedido de 200 milhões de euros da austríaca Oesterreichische Bundesbahnen-Holding dá uma nova vida à Siemens. A OeBB, como é conhecida, não está apenas a reverter a tendência, mas também a aumentar o número de comboios noturnos.
Em 16 de dezembro, a Siemens começará a produzir 13 novos comboios noturnos para a OeBB na sua fábrica no distrito de Simmering, em Viena, onde os comboios são fabricados desde o boom ferroviário do século XIX no Império dos Habsburgos. Os comboios com o primeiro novo design em seis décadas estarão prontos para testes no fim do próximo ano. O pedido da companhia ferroviária estatal austríaca é o primeiro e único contrato da Siemens com uma empresa do setor na Europa Ocidental nos últimos 15 anos.
(Texto original: Not Exactly the Orient Express, But Europe’s Sleepers Are Back)