Notícia
INE vai perguntar a 200 mil famílias como vão de casa para o trabalho
Instituto de estatística quer saber como as pessoas se deslocam para o trabalho ou escola, quanto tempo demora e quanto custa. Inquéritos serão feitos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai fazer um inquérito à mobilidade para saber como as famílias das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto se deslocam de casa para o trabalho ou para a escola. As respostas das famílias contactadas poderão ser dadas a partir de 16 de Outubro.
Numa nota enviada à comunicação social, o INE indica que o objectivo deste inquérito é dar resposta às seguintes questões: "Como nos deslocamos? Quanto tempo demoramos? Que distâncias percorremos? Quantos custos temos?"
"O IMob 2017 visa dar resposta a estas e outras perguntas, tendo como objectivos conhecer os padrões de mobilidade diária da população, a opinião dos utilizadores de transporte individual ou colectivo e as motivações que conduzem às opções de transporte".
Os alojamentos que forem seleccionados pelo INE – a amostra é de cerca de 200 mil – serão contactados primeiro para que respondam ao inquérito. As famílias em causa fazem parte dos 35 municípios das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. As respostas vão ser dadas a partir de 16 de Outubro, através da internet.
O que mostram os últimos dados?
Segundo os dados dos últimos Censos, que se referem a 2011, a maior percentagem de pessoas que se deslocava nas duas áreas metropolitanas fazia-o de carro, mais do que em 2001.
Nos dois uma percentagem superior a 70% demorava até 30 minutos para chegar ao trabalho ou à escola. Nos dois casos o tempo era menor do que em 2001.