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Contrato da linha vermelha recebe visto do TdC, mas obra ainda não pode avançar

O Tribunal de Contas deu o visto prévio ao contrato para o prolongamento da linha vermelha de São Sebastião até Alcântara, mas a ação interposta pelo consórcio da FCC impede que a obra ganha pelo agrupamento da Mota-Engil possa já avançar.

O Metro de Lisboa prevê que as receitas tarifárias sejam de 83,7 milhões este ano.
Miguel Baltazar
27 de Março de 2024 às 16:34
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O contrato para a empreitada de conceção e construção da extensão da linha Vermelha entre São Sebastião e Alcântara do Metro de Lisboa recebeu visto prévio do Tribunal de Contas.


Em comunicado, o Metropolitano da capital recorda que este contrato foi assinado a 22 de dezembro de 2023 com o consórcio constituído pela Mota-Engil e Spie Batignolles por cerca de 321,9 milhões de euros, mas acrescenta que ainda "aguarda decisão do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa quanto ao levantamento do efeito suspensivo automático decorrente da  ação interposta por um dos concorrentes no concurso (FCC Construcción, Contratas Y Ventas e Alberto Couto Alves)". 

"Com a decisão agora conhecida do Tribunal de Contas, o contrato estaria em condições de iniciar a sua vigência", faz notar.

O custo total elegível previsto para o prolongamento da linha Vermelha da estação São Sebastião a Alcântara é de 405,4 milhões de euros, contando com um investimento europeu de 304 milhões de euros e um apoio financeiro nacional de 101,4 milhões de euros.


Terá uma extensão de cerca de 4 quilómetros e quatro novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara, esta última fará a ligação à futura Linha Intermodal Sustentável, promovendo a ligação ao concelho de Oeiras (LIOS Ocidental).

O Metropolitano estima que a procura diária captada nas quatro estações que integram este prolongamento corresponderá a um acréscimo de 4,7% de clientes em toda a rede, cerca de 87,8% do acréscimo de procura estimado corresponde aos atuais utilizadores do transporte coletivo.

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