Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TAP encerra negócio de manutenção no Brasil que perdeu quase 600 milhões em 13 anos

A unidade de manutenção da TAP no Brasil, que contava com 385 trabalhadores, foi fechada de forma definitiva em maio. O encerramento acontece após a empresa ter acumulado prejuízos de quase 600 milhões em 13 anos.

Cortes salariais provocaram fuga de técnicos de manutenção da TAP,    baixando de 940 em 2019 para cerca de 800 este ano.
Miguel Baltazar
26 de Julho de 2022 às 09:18
  • ...
O negócio de manutenção e engenharia da TAP no Brasil (TAP M&E Brasil), que contava com 385 trabalhadores, foi fechado de forma definitiva em maio, avança esta terça-feira o Público. O encerramento acontece após a empresa ter acumulado prejuízos de quase 600 milhões em 13 anos.

O relatório e contas da TAP mostra que, no ano passado, a TAP M&E Brasil registou prejuízos no valor de 84,3 milhões de euros. Isso significa que, desde 2008 – primeiro ano completo em que a TAP deteve a totalidade do capital da empresa –, as perdas acumuladas chegaram aos 593 milhões de euros.

A decisão da TAP em acabar com a unidade de manutenção no Brasil terá sido comunicada em janeiro, no plano de reestruturação aprovado por Bruxelas.

O relatório e contas da TAP não esclarece, no entanto, se a saída do empresário 
Humberto Pedrosa da estrutura acionista da TAP em 2021 foi a custo zero, ou se envolveu algum valor, tendo em conta que "foi efectivada a transmissão das acções detidas pela HPGB [holding pessoal de Humberto Pedrosa] representativas de 22,5% do capital social da TAP SGPS para a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças". 

Ao Público, o empresário diz que não recebeu nada em troca da saída da TAP. "Sempre fiz parte da solução, não tive nenhuma contrapartida, não estou arrependido e voltava a fazer o mesmo", afirmou.
Ver comentários
Saber mais TAP negócios manutenção Brasil prejuízos companhia aérea aviões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio