Notícia
Vinhos Verdes celebram 107 anos com prémios à mesa
A Região dos Vinhos Verdes, animada pelo bom momento das suas exportações, sentou-se esta noite à mesa para comemorar os 107 anos da região demarcada com a atribuição de prémios às melhores harmonizações.
Os restaurantes Aidé (de Paços de Ferreira), Brasão (Felgueiras), Largo do Paço (Amarante) e a Pizzaria Ralenti foram esta noite distinguidos com o prémio de ouro do VIII Concurso Vinhos Verdes & Gastronomia. Os primeiros dois foram distinguidos na categoria cozinha tradicional e os outros dois na de cozinha de autor.
O prémio de ouro na categoria de escola de hotelaria e turismo foi ganho pelo Vintage, da escola do Douro-Lamego, num total de 22 restaurantes premiados. Este desafio, promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), envolveu a criação de 81 menus.
Os prémios foram entregues durante um jantar, esta quinta-feira, na Pousada do Freixo, no Porto, que marcou, também, a comemoração do 107.º aniversário da Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908 que demarcou a Região dos Vinhos Verdes, que facturou, no ano passado, cerca de 138 milhões de euros, mais 12% do que no ano anterior.
Mais de 40% das vendas foi para exportação, com os Estados Unidos a surgirem como principal mercado. Alemanha, França, Canadá e Brasil seguem-se na lista dos melhores destinos.