Notícia
Rede 3G da Vodafone tem os dias contados. Descontinuação arranca em julho de 2024
O fim desta rede, que, segundo a Vodafone, ocorrerá "progressivamente", permitirá reforçar a capacidade de redes mais recentes, como o 4G e o 5G. Nos e Altice também planeiam descontinuar a rede, sendo que a operadora liderada por Ana Figueiredo começa a fazê-lo já a partir de setembro.
"A Vodafone Portugal vai iniciar dentro de um ano, a partir de julho de 2024, progressivamente, o desligamento da sua rede 3G, um passo importante para reforçar o acesso dos Clientes no País a comunicações mais rápidas, eficientes e ainda mais seguras", informa esta sexta-feira a operadora num comunicado enviado à imprensa.
Esta mudança que, segundo a Vodafone, "é inevitável", permitirá responder ao crescente consumo de dados, "realocando as frequências até agora utilizadas pelo 3G para uso de redes mais modernas como o 4G e 5G", permitindo uma maior velocidade e capacidade das mesmas.
As principais operadoras de telecomunicações portuguesas - Vodafone, Nos e Altice - admitiram no ano passado a possibilidade de descontinuar o 3G, tendo a operadora liderada por Luís Lopes sido a primeira a dar o passo. Lá fora já foram anunciadas medidas semelhantes, com a francesa Orange a ter 2030 como data-limite para a descontinuação do 2G e do 3G na Europa.
O Negócios questionou a Nos e a Altice se tencionam descontinuar a rede 3G em breve, tendo ambas confirmado que esse será o curso natural. No caso da dona da Meo, a descontinuação acontece já a partir de setembro deste ano.
"Com o objetivo de continuar a modernizar a sua rede, garantindo a melhor qualidade de serviço, e dando resposta às crescentes exigências de consumo de dados e do número de devices conectados, a Altice Portugal vai descontinuar, faseadamente, a tecnologia 3G a partir de 4 de setembro de 2023 tendo o processo concluído a 31 de janeiro de 2024", referiu a operadora liderada por Ana Figueiredo, acrescentando que esta decisão está a ser comunicado aos clientes desde finais de junho.
Já a Nos não avançou com uma data concreta. "A descontinuação do 3G é um movimento tecnologicamente natural pelo qual todos os operadores de comunicações irão passar. É um movimento benéfico para os clientes e que reforça a disponibilidade das redes 4G e 5G, permitindo uma melhoria da qualidade de rede, maior velocidade de navegação, menor latência e maior eficiência energética. Também a Nos terá o seu processo de descontinuação do 3G, algo que ocorrerá de forma faseada a partir de meados do próximo ano e que, brevemente, será comunicado a todos os seus clientes", disse.
[Notícia atualizada às 17h15 com resposta da Nos e da Altice]