Notícia
O futuro dos pagamentos passa pela inteligência artificial?
A Mastercard está a desenvolver soluções de pagamento através de assistentes virtuais no Facebook. A Visa também está a apostar em soluções através da internet das coisas.
Está em Barcelona e quer regressar mais cedo a Lisboa. Actualmente é necessário telefonar para o atendimento ao cliente da companhia área ou registar-se no site e verificar os voos e proceder à alteração através de vários passos. Em breve, será possível fazê-lo através de uma simples conversa no Messenger, chat do Facebook.
Esta é a novidade que a Mastercard está a apresentar no Mobile World Congress, que decorre até quinta-feira, 2 de Março, em Barcelona.
Os expositores presentes no stand, que consistem em smartphones com a aplicação do Facebook com a conta dos responsáveis pela demonstração, aguçam a curiosidade de vários visitantes.
"Esta é mesmo a minha conta pessoal do Facebook, espero que nenhum amigo meu meta conversa enquanto faço a apresentação", brincou um dos responsável da Mastercard enquanto criava uma nova mensagem no Messenger e procurava o nome de uma companhia área para iniciar a apresentação.
De seguida, indicou a sua localização e escreveu para onde queira viajar. Do ouro lado, em menos de um segundo, a assistente virtual perguntou quando. "Amanhã", escreveu. Depois foi enviada uma lista com os diferentes horários. Para finalizar a reserva bastava indicar qual era a opção escolhida.
Esta nova funcionalidade, que será lançada em breve no mercado, é alimentada pela internet das coisas e inteligência artificial. Aliás, o próprio Facebook tem investido bastante no desenvolvimento dos BOTS, que consistem em assistentes virtuais, e segundo as empresas têm como target o público. Porquê? Por ser uma geração que cresceu a escrever, no telemóvel ou no computador, e prefere tratar de qualquer assunto através de uma conversação no chat em detrimento de falar com um assistente ao telefone.
Mas as novidades dos pagamentos electrónicos não ficam por aqui e comprovam que em breve os cartões físicos vão pertencer ao passado.
O desenvolvimento das carteiras digitais, através de uma aplicação num dispositivo móvel, está em franca expansão. Outra das apresentações da Mastercard na feira de Barcelona passa precisamente pela solução desenvolvida para os tuk tuk que permite que os turistas paguem a viagem através do telemóvel.
"Esta solução é vantajosa para mercados como a Índia por exemplo", explicou outra responsável da Mastercard, acrescentado que permite fazer logo o câmbio face à moeda local e o dinheiro é transferido automaticamente para a conta do dono do tuk tuk.
A biometria tem sido outra das funcionalidades que as empresas de soluções de pagamento têm apostado. A Visa, por exemplo, tem uma solução já implementada em alguns países que permite confirmar o pagamento de uma compra online através de uma fotografia ("selfie").
Mas as soluções com sistemas de biometria não ficam por aqui. A Visa também está a desenvolver outra assente na leitura de impressões digitais através da colocação das mãos à frente de uma câmara de um dispositivo móvel.
As soluções de pagamento para o sector automóvel através da tecnologia da internet das coisas, que liga objectos do quotidiano, também estão em peso na feira.
Além da Visa e da Mastercard, são vários os stands com apresentações de aplicações que permitem pagar o parquímetro ou o combustível sem sair do carro.