Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reabilitação com garantia pós-serviço

Até 2014, Manuel Carvalho e Samuel Santiago querem que a Home Check se torne especialista em reabilitações de interiores. Depois, a aposta vai para a recuperação total de prédios e habitações.

Reabilitação com garantia pós-serviço
21 de Julho de 2011 às 19:45
  • ...
Manuel Carvalho e Samuel Santiago afirmam que vão reabilitar casas com eficácia e rapidez. Os dois jovens de 25 anos há muito que querem avançar com uma empresa que introduza um factor diferenciador no mercado. As valências de ambos complementam--se: o primeiro empreendedor vem de Engenharia Civil e o segundo de Comunicação Empresarial. Foi quando se encontraram numa situação profissional mais precária que resolveram avançar com o projecto. Não tinham nada a perder

A Home Check, o negócio que surgiu depois de se aventurarem no Laboratório de Ideias da ANJE, é uma empresa de mediação de obras que pretende distinguir-se da concorrência pelo acompanhamento personalizado e pela garantia pós-serviço. Por enquanto, querem apostar no mercado residencial do Grande Porto, sobretudo em condomínios e residências particulares, mas este passo é apenas o começo.

"Juntámos o nosso espírito empreendedor e dissemos que tínhamos de abrir uma empresa, porque não podíamos estar à espera que o mercado de trabalho tivesse lugar para nós", comenta Manuel Carvalho. Foi nessa altura que verificaram que a reabilitação urbana é algo a que "o país não pode fugir", sobretudo na zona da baixa do Porto. Contactaram o INE e tiveram acesso a um estudo que indica que entre 1991 e 2001 existiu apenas 20% de construção nova e, já nesse período, 40% das casas portuguesas necessitavam de reparação. Era, portanto, um mercado em potência.

Quando foram desafiados pela ANJE a participar no Laboratório de Ideias não tiveram dúvidas. Uma semana em Ribeira de Pena foi o suficiente para aprenderem a montar um negócio, a analisar os prós e os contras e a perceber se conseguiam trabalhar juntos. Passaram em todos os testes.

A mais-valia que a Home Check traz para o mercado é o serviço personalizado que apresenta ao cliente. Manuel Carvalho explica que, regra geral, as empresas de mediação de obras arranjam um técnico para ir a casa do cliente. Este factura e dá uma percentagem à empresa. Nestes casos, as garantias e responsabilidades sobre a operação do técnico em causa não recaem sobre a firma de mediação de obras. "Nós assumimos responsabilidade total, assumimos a obra, a pessoa, a garantia do serviço. É tudo tratado com a empresa." Enquanto as obras estão a ser executadas, existe alguém que vai fiscalizar pessoalmente a situação, controlar os prazos e respeitar o orçamento. No final, o cliente tem a oportunidade de avaliar o técnico que fez a reparação em sua casa. O pessoal da Home Check vai ter uniforme igual, formação ao nível da imagem e de trabalho.

"Temos vindo a fazer os primeiros contactos com fornecedores de materiais, arranjámos uma rede de parceiros e já começaram a aparecer pequenas solicitações de trabalho". A empresa já arrancou, no início do mês de Julho, apesar de o início de actividade estar previsto para mais tarde. Até 2014, querem ser especialistas em reabilitações de interiores, mas, depois, a aposta vai para a reabilitação total de prédios e habitações.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio