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Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa lidera fundo da Google
O presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, foi escolhido pela tecnológica para liderar o fundo de inovação para projectos de jornalismo digital. O responsável acredita que vão aparecer candidaturas portuguesas e que as relações entre os media e o Google estão no caminho certo.
João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, foi escolhido para presidente do conselho do Fundo de Inovação da Google direccionado para o sector dos media.
No total, o fundo que será presidido por João Palmeiro, vai disponibilizar 150 milhões de euros, na forma de subsídios, nos próximos três anos aos projectos de jornalismo digital vencedores.
Para João Palmeiro o principal objectivo deste novo desafio profissional passa por conseguir demonstrar que os editores e a Google "podem beneficiar se olharem em conjunto para as coisas".
Um objectivo que já esteve mais longe de se concretizar, segundo o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa. O responsável acredita que estão a ser dados os passos certos para melhorar a s relações entre os media e a Google.
"O Governo português também fez um grande esforço com a criação de uma plataforma de troca de informação", entre os media e tecnológicas, "onde a Google também estava presente". Bem como João Palmeiro.
As candidaturas arrancaram esta quinta-feira, 22 de Outubro, e a primeira fase termina no dia 4 de Dezembro.
O processo de selecção inicial "estará a cargo de uma equipa de projecto constituída por várias pessoas com experiência na indústria e por responsáveis da Google", a qual depois reportará ao conselho do fundo, presidido pelo responsável português, João Palmeiro.
Este conselho actualmente conta mais 11 nomes como o de Alexander Asseiley, fundador e presidente executivo da State, Katharina Borchert do Der Spiegel, Murdoch MacLennan, CEO do Telegraph e Ronan Harris, vice-presidente da Google. E integrará até um máximo de 13 membros.