Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo: 365 dias a aparecer nas notícias

O Presidente da República chegou a Belém há um ano, numa tomada de posse amplamente noticiada. Era apenas o princípio. Desde então foram editadas 118.247 notícias sobre ele, revela um estudo realizado pela Cision.

Ricardo Castelo
08 de Março de 2017 às 19:01
  • 2
  • ...

Em apenas um ano, houve 118.247 notícias com referências a Marcelo Rebelo de Sousa. Contas feitas, dá uma média de 13 por hora distribuídas pelos vários suportes noticiosos. Na televisão, na rádio, nos jornais ou na internet, não passou um único dia sem que o Presidente aparecesse nas notícias desde que chegou a Belém em 9 de Março de 2016, há precisamente um ano. Os números são da consultora Cision e foram divulgados esta quarta-feira, 8 de Março, um dia antes de Marcelo comemorar o seu primeiro aniversário na Presidência da República.

Marcelo, que antes de ser Presidente era já presença assídua nos domingos televisivos, tornou-se neste último ano uma figura quase constante, movendo-se em todos os palcos com igual à-vontade, comentando a actualidade, distribuindo abraços, beijinhos, "selfies" e até, por variadas vezes, mandando recados ao Governo ou à oposição.

A televisão, pela qual entra a toda a hora pela casa dos portugueses, foi um dos seus palcos preferidos. Se fosse contado de seguida, o tempo que ao longo do último ano foi destinado ao Presidente pelas várias estações televisivas, seria o equivalente a mais de 44 dias e a um total de 1.060 horas de emissão – na prática, Marcelo apenas não apareceu no pequeno ecrã em sete dos 365 dias do último ano.

Segundo o estudo da Cision, na rádio, Marcelo contabilizou mais de 208 horas de programação – a sua voz só não foi escutada em 37 dias – e na net o seu nome foi mencionado, em meios nacionais, em 52.280 peças informativas. E não foi apenas por cá que o Chefe do Estado português deu origem a notícias: no estrangeiro, nos sites noticiosos internacionais, monitorizados pela Cision, foram detectados quase 20 mil artigos com referências a Marcelo.

Percebe-se melhor o significado destes números, se olharmos para os níveis mediáticos de Cavaco Silva. A Cision foi olhar para o primeiro ano do seu segundo mandato do antecessor de Marcelo e, sendo certo que nessa altura estaria já a perder o estado de graça inicial, as diferenças são abissais. Na televisão, Cavaco teve pouco mais de metade das horas que foram dedicadas a Marcelo e na rádio foram 138, menos 34%. Na internet, incluindo sites estrangeiros, a diferença repete-se: menos 34% para o ex-Presidente. É na imprensa que o desvio é menor, de apenas 21%, confirmando que o actual inquilino do Palácio de Belém é um homem da televisão.  




 

Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa Presidência da República Cision Cavaco Silva política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio