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Autoclismos OLI de Aveiro ganham mundo com vendas recorde de 70 milhões
O crescimento de 16% nas exportações, sobretudo na Europa de Leste, Norte de África e Médio Oriente, determinou o valor de faturação mais elevado de sempre da maior produtora de autoclismos da Europa do Sul, que exporta 76% da produção e emprega 424 pessoas em Portugal.
Acabada de entrar na elite do motociclismo mundial como patrocinadora da oficial da equipa italiana Gresini Racing, marcando presença nas motos 23 e 49 da Ducati, a OLI anuncia que meteu o pé a fundo no acelerador das vendas, tendo fechado 2021 com o valor mais elevado de sempre.
O maior produtor de autoclismos da Europa do Sul faturou 70,4 milhões de euros no ano passado, o que traduz um crescimento de mais de 10 milhões de euros face ao ano anterior, com as exportações a representarem 75,6% do total.
Este crescimento deveu-se sobretudo aumento das exportações em 16%, com a França e Itália a recuperar a liderança das vendas.
"Porém, os maiores crescimentos foram registados na Europa Central e de Leste (mais 42%) com a Bulgária, a Polónia e a Rússia a destacaram-se, no Norte de África (mais 62%) com Marrocos e Egito a liderarem as vendas, e no Médio Oriente (mais 51%) com a Jordânia e a Israel a impulsionarem a subida naquela geografia do globo", realça a OLI, em comunicado.
Sediada em Aveiro, em cujo complexo-sede investiu em 2022 perto de seis milhões de euros em obras de ampliação e renovação, moldes e industrialização, estimando investir sete milhões em 2022, a OLI emprega 424 pessoas em Portugal, mercado onde as suas vendas cresceram 21% no ano passado.
"Para a OLI, 2021 foi um ano peculiar de crescimento. Por um lado, congratulamo-nos com o aumento significativo do volume de faturação e o exemplar desempenho comercial na exportação, mercado nacional e filiais, por outro, vivenciámos uma disfunção nunca antes vista nos preços das matérias-primas, da energia e da logística que tiveram um forte impacto nos resultados da empresa", frisa António Ricardo Oliveira, administrador da OLI e neto do fundador da empresa.
"Em 2021, a OLI consolidou a sua posição no mercado global, através da sua capacidade de abastecer os clientes de forma consistente e contínua, apesar das adversidades conjunturais, e da sua afirmação internacional", através da conquista de três grandes prémios internacionais de Design (Red Dot Design, IF Design e Archiproducts Award) com a placa de comando Less is More", destaca Oliveira.
"O nosso compromisso com o crescimento marcou também 2021, ao avançarmos com a ampliação do complexo industrial em Aveiro e a criação de um armazém inteligente, cuja automatização logística permitirá armazenar 6200 paletes e perto de 500 mil produtos embalados. Seja pelo aumento de capacidade instalada, seja pela agilidade logística que irá promover, este investimento reforçará, já a partir do final de 2022, a capacidade de resposta aos clientes. Ao conjugarmos esta expansão com os investimentos em curso nas filiais, acreditamos estar perante um salto significativo na dimensão industrial e comercial da OLI", conclui o mesmo administrador.