Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida do preço das casas absorve benefício da isenção de IMT

Cálculos do Jornal Económico com base no simulador da Deco indicam que a última subida trimestral foi superior ao benefício conseguido com a isenção.

Pexels
08 de Outubro de 2024 às 09:39
  • 5
  • ...

A subida trimestral do preço das casas anula o benefício que os jovens até 35 anos podem ter com a isenção de Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas (IMT), conclui o jornal Económico, com base nos dados do "Idealista" e do simulador da Deco sobre a isenção.

A conclusão tem por base uma habitação de 150 mil euros, que com a atualização trimestral de 2% (revelada pelo Idealista) passa a custar 153 mil euros.

O aumento no preço da casa, de 3 mil euros, é superior é superior à poupança de 2.653 euros calculada pelo jornal com base no simulador da Deco (1.429 euros de IMT e 1.224 euros de imposto de selo).

A medida que prevê uma isenção total para imóveis até 316.772 euros e parcial até este valor e os 633.453 euros já abrangeu 3.098 pessoas desde 1 de agosto.

O jornal recorda que vários especialistas alertaram para o eventual efeito de subida de preços, e cita a líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, que conclui que o "jovem não beneficia verdadeiramente da medida".

Os especialistas do mercado imobiliário ouvidos pelo jornal consideram que a subida dos preços se deve essencialmente à redução das taxas de juro.

Ver comentários
Saber mais casas mercado imobilário isenção de IMT
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio