Notícia
Sonae Sierra faz aliança com banco brasileiro BTG Pactual para investir em crédito imobiliário
A “joint venture” do braço imobiliário do grupo Sonae com o principal banco de investimento da América Latina estará focado na Ibéria e destina-se a financiar ativos imobiliários “geradores de rendimentos, incluindo centros comerciais, ‘retail parks’ e comércio de rua”.
Após um fundo do BTG Pactual ter arrematado o controlo de vários ativos imobiliários em Portugal, como o luxuoso hotel The Oitavos, o Estoril Eden Hotel, o Tavira Gran Plaza ou o TorreShopping, eis que o banco brasileiro acaba de firmar uma "joint venture" com a portuguesa Sierra para investir em crédito imobiliário em toda a Península Ibérica.
A parceria entre o braço imobiliário do grupo Sonae e o principal banco de investimento da América Latina reúne o "know how" da dona do Colombo ou do NorteShopping no setor imobiliário e a experiência financeira e ambição de expansão do BTG Pactual na Europa.
Esta "joint venture" destina-se principalmente "a financiar ativos imobiliários geradores de rendimentos, incluindo centros comerciais, ‘retail parks’ e comércio de rua", revela a Sierra, esta terça-feira, 14 de janeiro, em comunicado.
"Ao alavancar os pontos fortes complementares de ambos os parceiros, a iniciativa procura capitalizar oportunidades atrativas no mercado de crédito imobiliário, respondendo à crescente procura de soluções de financiamento inovadoras", realça a Sierra, que prioriza, no âmbito desta parceira, "ativos de alta qualidade que ofereçam estabilidade e retorno competitivos".
Este modelo, enfatiza, "reforça a aposta da Sierra na inovação, diversificação e robustez do portefólio, ao mesmo tempo que potencia o dinamismo do mercado de crédito imobiliário na Península Ibérica", explica a multinacional portuguesa, que tem projetos realizados em mais de 35 países, gerindo atualmente cerca de sete mil milhões de euros em ativos.
"Esta parceria combina a experiência de ambas as empresas para dar resposta às necessidades em evolução do mercado", afirma Luís Mota Duarte, vice-CEO e diretor executivo de gestão de investimentos da Sierra.
"Reforça a nossa estratégia de criar soluções inovadoras para o mercado imobiliário e oferecer valor acrescentado aos nossos parceiros e investidores", conclui Luís Mota Duarte.
"A ‘joint venture’ é um passo importante para aumentar a nossa oferta de produtos de crédito e soluções financeiras e também reforçar a nossa presença na Península Ibérica", afirma, por seu lado, Rogério Stallone, sócio e "head" de "corporate lending" do BTG.