Notícia
Número de vendedores imobiliários duplica em 10 anos
Existem cerca de 55 mil profissionais do setor imobiliário a trabalhar no país, escreve o Jornal de Notícias. Recebem à comissão, que dividem depois com a agência com a qual trabalham. Há cerca de 9 mil empresas com licença.
O número de trabalhadores no setor da mediação imobiliária duplicou nos últimos 10 anos, para cerca de 55 mil a operar em todo o país, um número que compara com 29,9 mil em 2014, de acordo com o INE, escreve esta terça-feira o Jornal de Notícias.
Segundo o jornal, existem atualmente a operar no país, cerca de 9 mil empresas de mediação imobiliária com licença atribuída pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção.
A atividade de mediação imobiliária é de livre acesso e na esmagadora maioria dos casos os vendedores recebem à comissão e de acordo com o que conseguem vender. Têm, por isso, um natural interesse em vender pelo preço mais alto possível, num mercado em que os valores das casas têm vindo a disparar nos últimos anos - mais 9,1% em 2024.
A comissão cobrada é, em regra, de 5%, sendo depois dividida entre o mediador e a empresa de mediação para a qual este trabalha.