Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ESAF vende espaços comerciais e armazéns a fundo imobiliário da Blackstone

A ESAF alienou cinco espaços de retalho e cinco armazéns ao fundo imobiliário da Blackstone. Não foram adiantados quaisquer montantes relativamente a este processo.

Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Ferreira Nunes diogonunes@negocios.pt 02 de Dezembro de 2014 às 14:54

A Espírito Santo Activos Financeiros (ESAF), detida pelo Novo Banco, foi o alvo da mais recente operação. A Blackstone, através de um fundo de investimento imobiliário, anunciou a aquisição de cinco espaços comerciais e de cinco armazéns à gestora de fundos do Novo Banco, de acordo com o comunicado conhecido esta terça-feira, 2 de Dezembro, ao qual o Negócios teve acesso.

 

O processo divide-se em duas partes. A Blackstone anunciou a compra de cinco espaços comerciais, num total de 65 mil metros quadrados, para a Multi Corporation. O comunicado adianta apenas que estes locais "estão, principalmente, localizados no centro ou na periferia de Lisboa". A Multi Corporation foi adquirida em Outubro de 2013 pela Blackstone. A empresa é responsável pela gestão 13 centros comerciais e de três parques de escritórios no território nacional.

 

Ao mesmo tempo, a Blackstone comunicou a aquisição de cinco armazéns "principalmente localizados em Azambuja". Neste local está instalado o Eco-Industrial Park, onde está instalado, por exemplo, o centro de distribuição da Sonae. Parte deste espaço albergou, até Outubro de 2006, a fábrica do grupo General Motors em Portugal.

 

Contactados pelo Negócios, quer a Blackstone quer o Novo Banco não adiantaram, até ao momento, qual o montante relativo a esta operação. A sociedade gestora que estava integrada no BES foi fortemente penalizada pelo colapso do banco em Agosto, levando muitos clientes a resgatar fundos do banco.

 

A ESAF tinha em Outubro 1.090,9 milhões de euros em activos sob gestão, um montante que traduz uma queda de 9% face a Setembro e de 46,9% desde o início do ano.

 

As subscrições líquidas na ESAF foram negativas em 98 milhões de euros, elevando os resgates desde o início do ano para 975,7 milhões de euros, de acordo com os dados mais recentes da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).


(Correcção: Altera título, para reflectir que as transacções foram feitas pela ESAF e não pelo Novo Banco)

Ver comentários
Saber mais Novo Banco Blackstone Multi Corporation Logicor
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio