Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tarifas de gás natural sobem 3,9% em Julho

ERSE propõe aumento das tarifas transitórias para reflectir a subida do custo de aprovisionamento do final do ano passado e o pagamento de um desvio tarifário originado em 2011.

Correio da Manhã
15 de Abril de 2013 às 18:29
  • 15
  • ...

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propôs ao seu conselho tarifário um aumento de 3,9% nas tarifas transitórias de gás natural, a aplicar a partir de Julho para  os clientes que ainda não tenham migrado para o mercado liberalizado. A excepção vai para os beneficiários da tarifa social, cuja subida tarifária se limita a 0,9%.

 

A proposta da ERSE será agora apreciada pelo seu conselho tarifário. O organismo, onde estão representados os comercializadores, bem como associações de consumidores, emitirá o seu parecer até 15 de Maio. O regulador aprova as tarifas finais até 15 de Junho.

 

“As principais determinantes da variação tarifária da presente proposta são os custos de aprovisionamento de energia e os custos de acesso às infraestruturas reguladas”, explica a ERSE. O regulador lembra que  os custos de acesso são suportados por todos os comercializadores, pelo que acabarão por afectar todos os clientes finais, mesmo que tenham contrato no mercado liberalizado.

 

Segundo a ERSE, a “recente estagnação” do preço do petróleo, ao qual o gás natural está normalmente indexado, ainda não teve impacto nos preços do gás para fornecimento a partir de Julho, preços esse que ficam afectados pelo “crescimento registado no final do ano de 2012”. Por outro lado, as tarifas de acesso à rede de 2013 terão de acomodar uma parte do desvio tarifário registado em 2011 por efeito de uma quebra do consumo de gás natural.

 

A factura média mensal, estima a ERSE, deverá aumentar 0,39 euros no perfil de consumo de um casal sem filhos, ou 0,80 euros para uma família com quatro pessoas.

Ver comentários
Saber mais gás natural tarifas ERSE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio