Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rússia e Ucrânia tentam chegar a acordo para o fim da guerra do gás

O encontro desta terça-feira, em Bruxelas, com o comissário europeu da energia, visa pôr fim à guerra do gás.

Bloomberg
21 de Outubro de 2014 às 09:32
  • ...

Os ministros da Energia da Rússia, Alexander Novak, e da Ucrânia, Yuri Prodan, reúnem-se, esta terça-feira, 21 de Outubro, em Bruxelas, com a mediação do comissário Europeu da Energia, com vista a chegar a um acordo que poderá pôr fim à guerra do gás entre os dois países.

 

Na anterior reunião, realizada em Setembro, as partes já tinham chegado a um pré-acordo, com vista a congelar a disputa. No entanto, ainda não foi possível assinar um protocolo vinculativo, como noticiou Expansion.

 

Continuam em cima da mesa várias questões, nomeadamente os prazos de pagamento da dívida que a Ucrânia tem à Gazprom. No princípio de acordo, alcançado a 26 de Setembro, ficou decidido que a Ucrânia devia pagar à Rússia dois mil milhões de dólares (cerca de 1,56 mil milhões de euros), antes do final de Outubro e outros 1,1 mil milhões até ao final do ano, resultantes das facturas de gás atrasadas, detalhou a mesma fonte.

 

A Ucrânia já pagou a primeira parte do valor e desta forma a Gazprom iria fornecer, durante o Inverno, um mínimo de cinco mil milhões de metros cúbicos de gás, uma quantidade que poderia aumentar se fosse necessário.

 

No entanto, as autoridades ucranianas estariam obrigadas a pagar adiantado e a um preço de 385 dólares por cada mil metros cúbicos. Este acordo estará em vigor até Março de 2015.

Ver comentários
Saber mais Alexander Novak Rússia Ucrânia Yuri Prodan Bruxelas Europeu da Energia Gazprom
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio