Notícia
Petrobras prevê divulgar resultados auditados a 22 de Abril
Pelo contrato de dívida com os credores, a petrolífera brasileira envolvida no escândalo de corrupção tem de apresentar as contas anuais auditadas até final de Maio. Financial Times diz que esse é o passo para evitar incumprimento.
A Petrobras anunciou esta segunda-feira que deverá divulgar no dia 22 de Abril, depois da reunião do seu conselho de administração, os resultados auditados de 2014.
Para o Financial Times, a publicação das contas ajudará a petrolífera brasileira, que se viu envolvida num esquema de corrupção, a evitar o incumprimento técnico, já que os compromissos assumidos pela empresa na emissão de dívida exigem que os seus resultados sejam publicados até ao final do próximo mês. A divulgação dos resultados financeiros, diz o jornal, será um primeiro passo para o processo de recuperação.
A publicação dos resultados auditados do terceiro trimestre, que serão revistos, e de 2014 está atrasada devido às investigações da Operação Lava Jato.
A Petrobras entrou em crise no ano passado, quando revelou que era incapaz de publicar os resultados do terceiro trimestre, após a sua auditora independente PricewaterhouseCoopers (PWC) ter recusado assinar as contas por causa do escândalo de corrupção.
De acordo com a imprensa brasileira, a dia 28 de Janeiro a Petrobras divulgou o balanço não auditado do terceiro trimestre, após dois adiamentos. No entanto, o documento deixou de fora as perdas esperadas pelas denúncias de corrupção.
A ausência de dados sobre as perdas com a corrupção, segundo a petrolífera, aconteceu porque houve "impraticabilidade" de quantificar esses dados de forma correcta, segundo os media brasileiros, que adiantam que a Petrobras diz estar a avaliar as metodologias da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da norte-americana Securities and Exchange Comission (SEC), para adequar as contas.