Notícia
Leilões do hidrogénio arrancam em abril
Os leilões serão dirigidos aos potenciais e futuros consumidores de hidrogénio verde.
O Governo vai apresentar "as linhas gerais" do primeiro leilão de hidrogénio verde na primeira semana de abril de 2021, avança o secretário de Estado da energia, João Galamba, em declarações ao Eco.
O plano é seguir o processo com sessões públicas de esclarecimento com todos os interessados. A novidade é que os leilões não serão dirigidos, como habitual, aos produtores de hidrogénio, mas antes aos potenciais e futuros consumidores de hidrogénio verde, ou seja, aqueles que consumem intensivamente gás nas respetivas atividades ou que estejam muito dependentes de outras fontes energéticas fósseis.
"Já lançámos uma call de 40 milhões de apoio à produção de gases renováveis, mas queremos pôr em marcha um mecanismo de leilões para apoiar também o consumo. Fazemos isto porque os produtores precisam dos utilizadores de hidrogénio e vice-versa", disse Galamba.
Exemplos de empresas que já mostraram interesse em incluir o hidrogénio verde nos seus processos de produção são a Bondalti, Solvay, Cimpor e Renova.