Notícia
Galp Energia produz menos petróleo e vende mais combustíveis
Os indicadores operacionais da Galp Energia no segundo trimestre do ano mostram um abrandamento da produção e uma subida das vendas directas.
A Galp Energia anunciou esta segunda-feira os dados operacionais referentes ao segundo trimestre de 2013.
Na actividade de exploração & produção, a produção média “working interest” (produção bruta) foi de 23,4 mil barris de petróleo por dia, o que representa uma queda de 9,2% face ao período homólogo e de 0,5% contra os primeiros três meses de 2013. Esta queda é explicada redução registada nos campos em Angola.
Já produção média “net entitlement” (líquida de custos de exploração), aumentou 3,4% em termos homólogos no segundo trimestre, para 19,4 mil barris por dia, o que representa uma queda de 3,1% face aos primeiros três meses do ano.
A margem de refinação foi de 2,2 dólares por barril, o que representa um aumento de 11,1% face ao trimestre anterior e uma queda de 39,2% face ao período homólogo.
A Galp Energia processou 22,33 milhões de barris de petróleo, o que representa um aumento de 4,1% face ao período homólogo. Na área de refinação e distribuição as vendas a clientes directos aumentaram 10,3% face ao primeiro trimestre de 2013.
Já as exportações aumentaram 36,9% em termos homólogos e 10,4% face aos primeiros três meses do ano.