Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ERSE: Gasolina vendida 3,3 cêntimos acima da referência e gasóleo 3,7 cêntimos abaixo

Segundo o regulador, "em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,8% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,9% abaixo do Preço Eficiente".

Neste cenário, os governos pontapeiam as metas climáticas e apoiam o investimento em combustíveis fósseis, para combater a inflação e o risco de agitação social enquanto repensam o caminho para um futuro baixo em carbono.

Apercebendo-se da subida dos preços das matérias-primas e do risco de um desastre económico devido ao calendário irrealista para a transição energética, os decisores políticos dão mais importância a sustentar a economia a curto prazo do que a salvar o ambiente a longo prazo.

Durante cinco anos, os Governos aliviam a burocracia no que toca ao investimento na produção de petróleo e durante dez anos flexibilizam os processos para a produção de gás natural, para incentivar os produtores a assegurarem abastecimentos adequados e preços razoáveis, colmatando assim a lacuna entre a energia disponível no presente e a energia limpa prevista para o futuro.
Pedro Brutt Pacheco
05 de Setembro de 2022 às 18:17
  • ...
A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana de 29 de agosto a 4 de setembro, no caso da gasolina, 3,3 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE e 3,7 cêntimos abaixo no gasóleo.

Assim, de acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), "relativamente à semana anterior, verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,3 cent/l [cêntimos por litro] acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples e 3,7 cent/l abaixo no caso do gasóleo simples".

Segundo o regulador, "em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,8% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,9% abaixo do Preço Eficiente".

O preço eficiente "é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos", explicou a ERSE.

A entidade destacou que, "ainda relativamente à semana anterior", no que respeita aos preços com descontos que são preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "a gasolina 95 simples apresentou um desvio de - 1,4% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples - 5,5%".

Assim, "em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples em - 2,6 cent/l, e para o gasóleo simples em - 10,4 cent/l abaixo dos respetivos Preços Eficientes", destacou a ERSE.

O regulador informou ainda que para esta semana (05 a 11 de setembro), "o Preço Eficiente antes de impostos é de 0,959 Euro/l para a gasolina 95 simples e de 1,235 Euro/l para o gasóleo simples". Por outro lado, "após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,741 Euro/l e nos 1,928 Euro/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente", disse a ERSE.
Ver comentários
Saber mais Balcão Único da Energia Preço Eficiente ERSE Preços de Venda ao Público Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio