Notícia
Vodafone: "Redução de terminações é demasiado agressiva"
A Anacom reviu ontem os prazos de redução das tarifas de terminação móvel, concedendo mais três meses a TMN e Vodafone, mas esta considera que os prazos são "demasiado agressivos e desadequados face conjuntura económica que se vive em Portugal"
29 de Março de 2012 às 11:47
A Anacom estabeleceu ontem que a redução das tarifas de terminação móvel ocorreria entre Abril e Dezembro deste ano (ao invés de ser entre Fevereiro e Novembro com estava anteriormente definido). A Optimus referiu a esse propósito que se "impunha uma redução mais acentuada e rápida". A Vodafone tem a posição contrária.
No entender da operadora móvel "intervalos temporais tão reduzidos originam nefastas e desnecessárias consequências para o mercado das comunicações", designadamente, adianta a Vodafone ao Negócios, "custos operacionais significativos, associados nomeadamente a alterações de sistemas de informação e a campanhas de comunicação, de formação e informação em cada 2 ou 3 meses".
As tarifas de terminação (tarifas que os operadores têm de pagar ao concorrente para este terminar chamadas de clientes seus), actualmente, beneficiam sobretudo a TMN e Vodafone, uma vez que são as que têm mais clientes. A Optimus, por seu turno, é a mais prejudicada, uma vez que é a que paga mais aos concorrentes.
De acordo com declarações prestadas ao Negócios, a Vodafone entende que "a actual proposta de redução das taxas de terminação continua a ser demasiado agressiva e desadequada face à conjuntura económica que se vive em Portugal", adiantando igualmente que é "totalmente injustificado o facto de as reduções das taxas de terminação se efectuarem com intervalos temporais ínfimos, i.e. 2 ou 3 meses".
No entender da operadora móvel "intervalos temporais tão reduzidos originam nefastas e desnecessárias consequências para o mercado das comunicações", designadamente, adianta a Vodafone ao Negócios, "custos operacionais significativos, associados nomeadamente a alterações de sistemas de informação e a campanhas de comunicação, de formação e informação em cada 2 ou 3 meses".
As tarifas de terminação (tarifas que os operadores têm de pagar ao concorrente para este terminar chamadas de clientes seus), actualmente, beneficiam sobretudo a TMN e Vodafone, uma vez que são as que têm mais clientes. A Optimus, por seu turno, é a mais prejudicada, uma vez que é a que paga mais aos concorrentes.