Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um jurista e banqueiro na presidência da Gulbenkian

Artur Santos Silva, eleito hoje presidente do conselho de administração da fundação Calouste Gulbenkian, nasceu no Porto a 22 de maio de 1941 e é jurista.

22 de Dezembro de 2011 às 12:50
  • 3
  • ...
O actual presidente do conselho de administração do Banco BPI, sem funções executivas, é licenciado em direito pela Universidade de Coimbra.

Iniciou a carreira profissional como assistente das Finanças Públicas e Economia Política naquela universidade, entre 1963 e 1967.

Abandonou o ensino para ocupar o cargo de diretor-geral do Banco Português do Atlântico, funções que exerceu entre 1968 e 1975, sendo depois chamado para integrar o VI Governo provisório como secretário de Estado do tesouro, entre 1975 e 1976.

Em 1977, é nomeado vice-governador do Banco de Portugal, cargo que exerceu entre 1977 e 1978, regressando depois ao ensino na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Coimbra.

Envolvido na fundação do Banco Português de Investimento (BPI), então Sociedade Portuguesa de Investimento, presidiu à comissão executiva do organismo, entre 1981 e 1988, e ao conselho administração, entre 1988 e 2004.

Artur Santos Silva era vogal do conselho de administração da Gulbenkian desde 2002 e da Partex Oil e Gás Holdings Corporation, propriedade da administração, integrando igualmente o conselho de administração da Jerónimo Martins.

Artur Santos Silva preside ainda ao conselho geral da Universidade de Coimbra e foi o presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Artur Eduardo Brochado dos Santos Silva é filho do advogado e maçon Artur Morgado Ferreira dos Santos Silva, fundador do Núcleo de Doutrina e Acção Socialista e ativista na campanha de Humberto Delgado, de quem era amigo pessoal, às eleições presidenciais de 1958.

O pai de Artur Santos Silva foi um dos fundadores do Partido Popular Democrático, ao qual o filho também viria a pertencer, mas que abandonou em meados da década de 1970.

O agora nomeado presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian pertence a uma família de três gerações de republicanos. O bisavô, chapeleiro no Porto, integrou a revolta do 31 de Janeiro, o avô era conhecido por ser o médico dos pobres e o pai foi diversas vezes preso pela PIDE.

Artur Santos Silva, 70 anos, foi hoje eleito por unanimidade presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sucedendo no cargo a Emílio Rui Vilar a partir de 02 de maio de 2012.

Ver comentários
Saber mais Gulbenkian Artur Santos Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio