Notícia
TAP com prejuízos de 45 milhões pelas normas internacionais de contabilidade
O Grupo TAP registou um prejuízo de 45 milhões de euros no ano passado, contra os lucros de 10,5 milhões de euros apurados em 2004. Estes valores referem-se já aos resultados contabilizados pela novas normas internacionais de contabilidade que determinam
O Grupo TAP registou, em termos consolidados, um prejuízo de 45 milhões de euros no ano passado, contra os lucros de 10,5 milhões de euros apurados em 2004. Estes valores, divulgados no relatório e contas da holding Parpública, que controla 100% da transportadora, referem-se já aos resultados contabilizados pela novas normas internacionais de contabilidade que determinam ainda uma redução de 43% nos capitais próprios.
Pelas normas internacionais, os prejuízos são muito superiores aos revelados pela empresa em Abril. Pelo POC (Plano Oficial de Contabilidade) a TAP teve um prejuízo consolidado de 9,9 milhões de euros em 2005. A diferença tem duas principais explicações, segundo a Parpública. Por um lado, no ano passado não se registou uma mais-valia equivalente à verificada em 2004 com a venda da participação na SPdH (Serviços Portugueses de Handling) de 30 milhões de euros. Por outro, a conversão para as novas normas de contabilidade de operações de financiamento, em particular sob a forma de "leasing", expressas em dólares, gerou em 2005 um registo em custo financeiro de 39,2 milhões de euros.