Notícia
Swissair pode anular parceria com TAP
A Swissair está a «considerar a fundo» a parceria com a TAP-Air Portugal, depois de ontem ter sido substituído o presidente da companhia aérea suíça, o que poderá comprometer a aliança entre as duas...
«No caso da TAP, agora é preciso considerar a situação a fundo», referiu ontem em conferência de imprensa Eric Honegger, o administrador-delegado interino da Sair Group, a «holding» que controla a Swissair.
A decisão de estudar os acordos firmados com outras empresas, incluindo a TAP, foi tomada após a demissão de Philippe Bruggisser, ao fim de 22 anos como administrador-executivo da transportadora aérea, para dar lugar a uma nova equipa de gestão.
A parceria assinada entre a Swissair e a TAP previa que a empresa suíça adquirisse cerca de 34% do capital da sua congénere portuguesa.
Segundo o «Diário de Notícias», que cita fontes do Sair Group na Suíça, a empresa helvética vai anular a compra da participação na TAP e desistir de reforçar a sua posição na South African Airways, para investir na francesa AOM e na belga Sabena.
Os compromissos assinados com a Swissair «são válidos independentemente dos responsáveis que representem a companhia», defendeu ontem o ministro do Equipamento, Jorge Coelho, em declarações à agência Lusa, citado pelo «Público».
O Secretário de Estados dos Transportes, Guilhermino Rodrigues, afirmou ontem em conferência de imprensa que uma eventual ruptura do acordo por parte da Swissair, «implicaria uma responsabilização pela ruptura e pelos danos causados à outra parte».