Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Stanley Ho compra 27% da Caixa Económica de Cabo Verde ao Montepio

A Geocapital, empresa pertencente ao magnata chinês Stanley Ho e a Jorge Ferro Ribeiro, quer adquirir a participação de 27% detida pelo Montepio Geral na Caixa Económica de Cabo Verde, o banco mais importante do país.

17 de Fevereiro de 2009 às 14:14
  • ...
A Geocapital, empresa pertencente ao magnata chinês Stanley Ho e a Jorge Ferro Ribeiro, quer adquirir a participação de 27% detida pelo Montepio Geral na Caixa Económica de Cabo Verde, o banco mais importante do país.

A informação é avançada pelo “Macau Daily Times”, que cita a “newsletter” Africa Monitor.

Assim, depois da Guiné-Bissau em 2007 e de Angola e Moçambique no ano passado, a Geocapital deverá em breve entrar no sector financeiro de um quarto país africano de língua oficial portuguesa.

A Geocapital comprou ao Montepio Geral em 2007 uma participação maioritária (44%) do Banco da África Ocidental (BAO), da Guiné-Bissau. Os restantes parceiros da Geocapital no BAO são o Banco da Guiné, Banco Efisa e vários outros pequenos investidores daquele país.

Ao garantirem a entrada na Caixa Económica de Cabo Verde, Stanley Ho e Ferro Ribeiro terão como parceiros a Correios de Cabo Verdee o Instituto de Segurança Social daquele arquipélago, refere o “Macau Daily Times”.

Em 2007, os dois empresários negociaram a compra do Banco de Desenvolvimento e Comércio ao Montepio, mas as negociações fracassaram e a Geocapital formou um banco com parceiros moçambicanos – o Moza Bank. Com mais de 200 accionistas moçambicanos e 10 milhões de dólares de capital disperso em bolsa, o Moza Bank está interessado em projectos de desenvolvimento nas áreas da agricultura, energia e biocombustíveis no Vale do Zambeze. Além disso, esteve já envolvido numa operação finceira entre o Eximbank chinês e um grande grupo empresarial moçambicano para adquirir maquinaria e equipamento agrícola, salienta o jornal de Macau.

Em finais de 2008 foi anunciada uma parceria entre a Geocapital e a Sonangol – a Geopactum - quando Stanley Ho e Ferro Ribeiro adquiriram uma posição no Banco Privado Atlântico (BPA). Esta parceria tem implicações na gestão do Millenium bcp, uma vez que os angolanos detêm 10% e Stanley Ho 3% do capital daquele banco.

O “Macau Daily Times” adianta ainda que Stanley Ho e Ferro Ribeiro anunciaram que pretendem investir cerca de 40 mil milhões de dólares até 2018 no desenvolvimento de biocombustíveis nos países africanos onde estão presentes.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio