Notícia
Sepi inclui mais 50% da Autopista de Navarra na privatização da ENA
A decisão do Governo de Navarra de alienar 50% da AN na privatização da ENA, no qual a Brisa irá participar em parceria com a Acesa, tornará a privatização mais atractiva, segundo o Ibersecurities.
De acordo com uma notícia avançada hoje jornal «Cinco Dias», o Governo de Navarra, em coordenação com a Sepi, quer aproveitar a privatização da Empresa Nacional de Autopistas (ENA) para alienar os 50% que controla na filial da ENA, a Autopista de Navarra.
Na passada segunda-feira, a Brisa [BRISA] anunciou a aquisição de 5,77% na concessionária espanhola Acesa, uma operação que custou 218,5 milhões de euros. A Acesa, por seu lado, já detinha 10% na Brisa.
O acordo entre as concessionárias ibéricas passará igualmente pela criação de um consórcio para concorrer à privatização da ENA.
Segunda o banco de investimento Ibersecurities, a alienação de 50% da Autopista de Navarra, «tornará mais atractiva» o processo de privatização da ENA para os potencial compradores.
Além da Autopista del Atlántico, da Autopista Astur Leonesa e da Autoestradas de Galicia, o pacote de privatização da ENA passará assim a englobar 100% da Autopista de Navarra.
As acções da Brisa seguiam com uma desvalorização de 0,76% para os 5,23 euros.