Notícia
Seis empresas dominam 90% do mercado nacional de café
Associação Industrial e Comercial do sector aconselha as pequenas empresas que torram e comercializam café a juntarem-se para internacionalizar as vendas.
Com o mercado nacional em quebra desde 2009 - agravada pela subida do IVA para 23% no início deste ano - a exportação é "a única alternativa sustentável" para as empresas do sector, adverte a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).
Durante uma conferência no Porto, a presidente da associação, Maria José Barbosa, alertou que são as seis maiores empresas (entre um total de 30 que torram e comercializam café) que dominam 90% do consumo em Portugal, pelo que sobra apenas 10% de um mercado em contracção para ser explorado pelas restantes.
"A dimensão e a massa crítica são importantes para internacionalizar. As empresas de pequena dimensão têm de se associar e concertar para se expandirem para os mercados externos onde está o crescimento económico", advertiu a responsável da AICC, que conta 28 membros, sendo 22 deles associados.
Lembrando o fecho de muitas empresas de restauração em Portugal e a diminuição do valor médio de consumo nestes estabelecimentos, Maria José Barbosa concluiu que "o futuro depende do foco na exportação, do empreendedorismo e de dar valor acrescentado aos seus produtos".
Durante uma conferência no Porto, a presidente da associação, Maria José Barbosa, alertou que são as seis maiores empresas (entre um total de 30 que torram e comercializam café) que dominam 90% do consumo em Portugal, pelo que sobra apenas 10% de um mercado em contracção para ser explorado pelas restantes.
Lembrando o fecho de muitas empresas de restauração em Portugal e a diminuição do valor médio de consumo nestes estabelecimentos, Maria José Barbosa concluiu que "o futuro depende do foco na exportação, do empreendedorismo e de dar valor acrescentado aos seus produtos".