Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seis empresas dominam 90% do mercado nacional de café

Associação Industrial e Comercial do sector aconselha as pequenas empresas que torram e comercializam café a juntarem-se para internacionalizar as vendas.

31 de Outubro de 2012 às 12:05
  • 3
  • ...
Com o mercado nacional em quebra desde 2009 - agravada pela subida do IVA para 23% no início deste ano - a exportação é "a única alternativa sustentável" para as empresas do sector, adverte a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).

Durante uma conferência no Porto, a presidente da associação, Maria José Barbosa, alertou que são as seis maiores empresas (entre um total de 30 que torram e comercializam café) que dominam 90% do consumo em Portugal, pelo que sobra apenas 10% de um mercado em contracção para ser explorado pelas restantes.

"A dimensão e a massa crítica são importantes para internacionalizar. As empresas de pequena dimensão têm de se associar e concertar para se expandirem para os mercados externos onde está o crescimento económico", advertiu a responsável da AICC, que conta 28 membros, sendo 22 deles associados.

Lembrando o fecho de muitas empresas de restauração em Portugal e a diminuição do valor médio de consumo nestes estabelecimentos, Maria José Barbosa concluiu que "o futuro depende do foco na exportação, do empreendedorismo e de dar valor acrescentado aos seus produtos".
Ver comentários
Saber mais café Associação Industrial e Comercial do Café AICC Maria José Barbosa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio