Notícia
Resultados da Cadbury crescem 15,4% para 1,25 mil milhões em 2000
Os resultados brutos da britânica Cadbury Schweppes, fabricante de refrigerantes, cresceram 15,4% em 2000, totalizando 792 milhões de libras (1,25 mil milhões de euros ou 250,6 milhões de contos),...
Os números apresentados pela empresa correspondem a um lucro bruto por acção de 0,258 libras (0,40 euros ou 81 escudos), contra 0,225 libras (0,35 euros ou 71 escudos) no período homólogo.
As vendas aumentaram 6% face ao ano anterior, ascendendo aos 4,58 mil milhões de libras (7,23 mil milhões de euros ou 1,45 mil milhões de contos), impulsionadas pelo crescimento verificado nos Estados Unidos (EUA), onde as vendas subiram 20% para os 1,52 mil milhões de libras (2,4 mil milhões de euros ou 481,2 milhões de contos).
Os resultados referentes ao segundo semestre de 2000 desceram 36% para os 308 milhões de libras (486,3 milhões de euros), face ao ano anterior. A companhia afirmou que este recuo esteve relacionado com as receitas extraordinárias que obteve no período homólogo, resultantes da venda de algumas das suas marcas de refrigerantes à Coca Cola, a maior empresa mundial do sector.
A Cadbury comprou a marca Snnaple no ano passado, na tentativa de reforçar a sua posição no mercado norte-americano, onde comercializa bebidas como a 7 Up e a Dr Pepper, e já afirmou que pretende efectuar novas aquisições para expandir as suas actividades.
Às 09h48, a Cadbury Schweppes cotava nas 4,63 libras (7,31 euros ou 1.465 escudos), a ganhar 1,48%.