Notícia
Reino Unido envia avião com um milhão de euros para o Chipre
O governo britânico respondeu à crise orçamental no Chipre com o envio de um milhão de euros, em dinheiro, através de avião, para o país. Foi a solução encontrada para fazer chegar dinheiro aos pessoal militar que o Reino Unido tem no país que vai votar um imposto sobre os depósitos.
As autoridades britânicas decidiram enviar um milhão de euros para assegurar as necessidades de liquidez dos funcionários que o Reino Unido tem no Chipre. Contudo, a transferência será feita por avião, segundo a edição on-line do “The Telegraph”.
A decisão de enviar dinheiro para o país através de avião sinaliza a desconfiança que se instalou relativamente ao sistema financeiro do país, numa altura em que o parlamento discute uma proposta que pode passar pela aplicação de um imposto aos depósitos bancários.
Às 17h10 estava a caminho do Chipre um avião carregado com um milhão de euros, segundo noticia a publicação on-line “Quartz”, do grupo “The Atlantic”.
Segundo o jornal britânico que cita do secretário financeiro do Tesouro do Reino Unido, Greg Clarck, poderão ser feitas mais remessas e o governo está a considerar pagar os salários dos funcionários públicos que tem no Chipre através de contas sedeadas em países que não o Chipre.
Está previsto que os bancos cipriotas reabram só na quinta-feira, sendo que para hoje está prevista a votação da nova taxa sobre os depósitos no Parlamento.